5,47 mil na malha fina em Limeira
quinta-feira, 27 de janeiro de 2011A Receita Federal do Brasil (RFB) em Limeira, que abrange 34 municípios da região, constatou que 5.472 limeirenses caíram na malha fina em 2010, em apuração feita no sábado.
A informação é do delegado-substituto da Receita, André Dalle Vedove Barbosa, o qual disse que a maioria dos casos ocorre por falta de leitura da declaração de renda, o que acarreta em erros do contribuinte. “Acessar o site da RFB ou buscar a orientação de contadores pode auxiliar muito nesta situação. Às vezes, um problema muito grande pode ser gerado por uma má interpretação ou esquecimento de declaração de alguma renda”, falou Barbosa.
Para os que já caíram na malha fina, o delegado orienta que os lotes de restituição sejam consultados e, caso não conste o nome contemplado em nenhum, o Extrato da Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) deve ser emitido por meio do site. Se a informação for que “há pendências”, significa que foi encontrada incoerência nas informações. “Estes erros são os mais variados possíveis, desde um nome digitado incorretamente até a inclusão de um dependente de forma equivocada”, disse.
A partir daí, segundo o delegado-substituto, é possível fazer uma retificação, corrigindo os equívocos cometidos por meio da utilização do programa de declaração no próprio site. “Após a resposta, as providências devem ser tomadas e, caso seja preciso comparecer à sede da Receita Federal da Cidade de Limeira, é importante portar toda a documentação necessária”, comentou.
Fonte: Jornal de Limeira