70% das ruas têm problemas com a sinalização, diz Prefeitura de Limeira
quinta-feira, 18 de julho de 2013Pelo menos 70% das ruas de Limeira apresentam problemas de sinalização de solo, de acordo com informações da Prefeitura. Três funcionários trabalham no setor e máquinas de pintura das vias estão quebradas. Desde abril, o Executivo não tem mais contrato com a empresa que prestava este tipo de serviço no município.
A reportagem esteve ontem (17) na cidade e flagrou alguns locais sem sinalização. No cruzamento das ruas Thomaz de Luca com Pedro Zaccaria, no bairro Nova Itália, por exemplo, o sinal “PARE” está apagado. Já no cruzamento das ruas José Ragazzo com Pedro Zaccaria, no mesmo bairro, a situação é mais grave. Além da sinalização apagada, falta faixa de pedestres.
O especialista em trânsito José Almeida Sobrinho disse que a sinalização é fundamental para orientar e disciplinar o motorista. “É a sinalização quem determina onde o condutor deve circular ou parar. É ela que orienta onde o motorista pode estacionar o veículo ou não, além de auxiliar pedestres a atravessarem com segurança”, disse.
Ainda segundo Sobrinho, a sinalização no solo tem duas funções: auxiliar a sinalização vertical, servindo como complemento das informações das placas; e orientar de maneira regulamentada quando existe só essa sinalização. A importância, diz ele, é que estando no solo a sinalização permite melhor visualização para o motorista que anda olhando para o chão.
Fonte: G1