Após recurso, celas começam a esvaziar em Limeira
terça-feira, 19 de junho de 2012Com as celas superlotadas, a situação na delegacia de Limeira, a 152 km de São Paulo, começou a se normalizar nessa segunda-feira, 18, após a transferência de 10 presos para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Piracicaba.
A delegacia tem espaço para abrigar apenas 18 presos, mas acumulava 48, depois que o Ministério Público (MP) proibiu a entrada de novos detentos no CDP de Piracicaba, no fim do mês passado. Segundo o MP, o CDP, que tem capacidade para 512 pessoas e abrigava 1,4 mil, estava em condições precárias para receber novos presidiários.
“Enfrentamos duas semanas apertadas. Limeira não tem presídio e por isso mandávamos os detentos para Piracicaba; mas com a proibição, lotamos nossas três celas”, afirmou José Henrique Ventura, delegado titular da Seccional de Limeira.
A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) conseguiu cassar a liminar que proibia novos presos no CDP na noite da última quinta-feira. Agora, os presos da Seccional de Limeira começam a deixar a delegacia. “Hoje já mandamos dez, amanhã serão mais oito e na quarta vamos transferir outros 15 para Piracicaba”, informou Ventura.
A liminar a favor da SAP seguirá até o julgamento final da ação civil pública impetrada pelo Ministério Público.
Fonte: Portal Terra