Unidade móvel do Odontologia do Esporte para Atletas de Alto Rendimento chega a Limeira
quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013Limeira conta, pela primeira vez, com uma unidade móvel do Instituto de Pesquisa em Saúde “Aluísio Calil Mathias” (INPES), que, em convênio com o Ministério do Esporte, realiza o Projeto “Odontologia do Esporte para Atletas de Alto Rendimento”. A unidade está instalada no Parque da Cidade a partir desta quarta-feira, 20 de fevereiro, e segue até 13 de março.
De acordo com Ariana Marques, organizadora geral do projeto, esses atletas foram selecionados pelos coordenadores técnicos das equipes esportivas, das associações e dos clubes. “Enviamos a cada um uma carta convite, explicando todas as informações pertinentes ao projeto”, comentou.
Segundo o dentista responsável pela unidade móvel essa semana, Rafael Golghetto Domingos, a saúde bucal do atleta é muito importante, pois problemas dentários podem interferir diretamente no desempenho e prejudicar os resultados de cada um. “O atleta precisa estar com uma ótima saúde bucal para que possa buscar a melhor performance dentro de sua categoria de competição”, explica.
“O projeto visa, primeiramente, a avaliação da saúde bucal e fisiológica dos atletas para a detecção de alterações que possam prejudicar o desempenho esportivo deles. Os problemas mais frequentes são: focos infecciosos, desordens da articulação temporomandibular, alterações ortodônticas e ortopédicas, respiração bucal, traumas, fraturas e perdas ósseas dentais”, acrescentou o dentista.
O atleta Fabrício Luciano Custódio, 37, foi o segundo atleta a ser atendido e disse ter achado a carreta muito bem organizada, bem preparada e totalmente voltada para o objetivo proposto. Custódio também é dentista e pratica, principalmente, Corrida de Montanha.
“É muito boa a iniciativa de trazer a carreta para Limeira, pois, como dentista, posso afirmar que é extremamente importante a saúde bucal para o atleta, pois influencia em nosso desempenho. E como muitos não têm condições de fazer um tratamento, a carreta é uma ótima oportunidade”, complementa Custódio.
De acordo com a diretora da Secretaria Municipal dos Esportes, Palloma Lima Leite, a carreta do INPES ficará em Limeira por três semanas para atender os 325 atletas selecionados. “A maioria está na faixa etária entre 15 e 18 anos, pois é importante começarmos esse trabalho de prevenção desde cedo. Limeira nunca recebeu um projeto dessa importância, ele trará resultados positivos na saúde do atleta”, destaca.
A diretora informa que se algum atleta precisar de mais informações pode procurar a Secretaria Municipal dos Esportes na cidade de Limeira, pelo telefone (19) 3404-9709.
Fonte: Prefeitura Limeira
Mais notícias sobre Limeira:
- Prefeitura de Limeira inaugura parque destinado às crianças
- Prefeito de Limeira reúne secretários e vereadores e fala em transparência
- CPI aponta desvio em gasto de 65 mil litros de diesel no Saae de Limeira
- Limeira: Justiça condena seis por adulteração
- Denúncia sobre falsa granada mobiliza Gate e PM em Limeira