Limeira registra primeira morte do ano por gripe H1N1, diz Secretaria da Saúde
segunda-feira, 24 de junho de 2013A Secretaria da Saúde de Limeira (SP) confirmou nesta sexta-feira (21) o registro da primeira morte por gripe H1N1 no município em 2013. A doença vitimou um homem de 52 anos que foi internado no último dia 7 com os sintomas. O paciente morreu no dia 13, mas o resultado do exame com a confirmação da causa saiu somente agora, segundo a Vigilância Epidemiológica.
Com o registro, a Secretaria da Saúde informou que os hospitais de Limeira foram orientados sobre como proceder e já fizeram as barreiras técnicas necessárias. A cidade registrou este ano mais dois casos positivos para a gripe H1N1, mas ambos não evoluíram e os pacientes passam bem.
O homem de 52 anos que morreu em razão da doença foi internado com febre, tosse, dor de garganta, dispneia, mialgia e desconforto respiratório. Foi ministrado tratamento com o remédio Oseltamivir (Tamiflu), porém sem resultado eficaz.
“A decisão de reforçar a vacinação deve partir do Ministério da Saúde ou da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Os hospitais foram orientados e fizeram as barreiras técnicas necessárias. Este procedimento segue o protocolo do Ministério da Saúde e cada unidade é responsável pela implantação da barreira técnica”, informou a Prefeitura em nota.
Três casos
O primeiro caso de gripe H1N1 registrado na cidade foi de um homem de 45 anos residente em Limeira, mas que recebeu atendimento em Santos, onde estava quando começou a apresentar os sintomas. O segundo caso acometeu uma mulher de 45 anos que apresentou febre, tosse e tremores. Ambos receberam tratamento e passam bem.
Fonte: G1