Casos de dengue em Limeira já chegam a 60
quarta-feira, 16 de março de 2011Os casos de dengue estão avançando. Limeira contabiliza 60 registros positivos da doença, cujo transmissor é o mosquito Aedes aegypti. E o Boa Vista ainda aparece como o primeiro da lista. O número de moradores infectados no bairro chega a 19. Na sequência, vem o Residencial José Cortez, que é o segundo bairro com mais notificações na cidade, de acordo com o mapa da dengue publicado hoje pelo Jornal de Limeira.
Secretário de Saúde, Gerson Hansen Martins demonstra preocupação com o avanço da dengue. “Está acima do esperado. A continuar desta forma, Limeira deve fechar o ano com cerca de dois mil casos. É muita coisa”, fala. Ou seja, 2011 deve ser o ano recorde da doença em Limeira.
O que tem contribuído para o crescimento de casos é, sem dúvida, a falta de conscientização. A maior parte dos criadouros se forma nos quintais. “Os agentes vão às residências. Quando voltam, porém, o quintal está do mesmo jeito. Nada é feito pelos moradores”, observa ele, ao comentar sobre o Boa Vista – bairro recordista em notificações. A campanha de combate à dengue conta com 50 agentes.
O mosquito da dengue está presente em diferentes pontos da cidade. Da área urbana à rural. Aliás, três infectados são de bairros rurais: Tatu, Pinhal e São João. O mapa da dengue, elaborado pela Secretaria da Saúde, ainda aponta ocorrências da doença nos seguintes locais: Centro, Vila Queiroz, Chácara Antonieta e Jardim Santina. Todos estes bairros somam três registros cada um.
O crescimento dos casos de dengue é uma preocupação não só de Limeira. “A questão é tão grave que haverá um mutirão. Quem está organizando é o governo estadual”, cita o secretário. Ações especiais de combate ao mosquito vão acontecer em abril. É obrigação de todo cidadão – assim como do Poder Público – eliminar os criadouros, pois o perigo é grande. As pessoas que já tiveram dengue, por exemplo, podem contrair uma forma mais séria – a hemorrágica. Limeira não registra este tipo da doença, mas teme se alguém vier a contrair.
SINTOMAS
É fundamental que as pessoas busquem atendimento médico logo após os primeiros sintomas da doença. Dentre eles destacam-se: febre alta, dores de cabeça, no fundo dos olhos, nas juntas e nos músculos, cansaço, falta de apetite, manchas vermelhas na pele e, em alguns casos, diarreia e vômito. A notificação imediata pode evitar que a doença se alastre ainda mais.
Fonte: Jornal de Limeira