Cidade de Limeira atinge 4.877 casos; secretário reage
quinta-feira, 14 de abril de 2011A cidade Limeira vive um quadro de epidemia de conjuntivite. A Secretaria Municipal da Saúde contabilizou até ontem 4.877 casos da doença neste ano. Se os registros continuarem crescendo, o secretário de Saúde, Gerson Hansen Martins, disse que tomará medidas drásticas.
A evolução da doença mostra que a contaminação cresceu nos últimos dois meses (veja o quadro). As notificações também estão mais ágeis. Por isso, o número de registros da secretaria é alto. “No início do ano, fiquei mais aliviado com o número de casos. O problema, porém, é que as notificações dos consultórios estavam demorando para chegar à secretaria”, falou.
O secretário está acompanhando o aumento de casos diariamente. “Se em 15 dias não estabilizar, terei que tomar medidas, que não posso divulgar agora. Vou convocar uma coletiva”, declarou.
Martins disse que a contaminação está aumentando porque as pessoas que estão com conjuntivite continuam frequentando ambientes fechados. “O médico dá atestado e aconselha o doente a ficar sete dias em casa. As pessoas, porém, vão a shoppings, clubes e faculdades. A conjuntivite é viral, por isso acaba passando para outras pessoas”, declarou.
A orientação é para ficar sete dias em casa – período de sobrevida do vírus. A doença pode resistir por 15 dias, mas na maioria dos casos, em uma semana, o paciente já está curado. “Se a conjuntivite não está comprometendo a visão, a pessoa pode se automedicar. É só lavar sempre as mãos e usar um colírio de lágrima artificial. É muito importante, porém, ficar longe de ambientes fechados”, disse.
EM ALERTA
No início do mês, o Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) de São Paulo colocou vários municípios do Estado – incluindo Limeira – em estado de alerta. Na época, a secretaria contabilizava 1,5 mil casos.
De acordo com Martins, a incidência maior da doença é entre adultos. Os sintomas são olhos avermelhados (hiperemia da parte branca dos olhos), lacrimejamento, pálpebras inchadas, sensação de areia nos olhos e secreção esbranquiçada em pequena quantidade.
Fonte: Jornal de Limeira