Estradas ainda pedem socorro em Limeira
terça-feira, 3 de maio de 2011De janeiro para cá, pouca coisa mudou na Estrada da Balsa, que liga Guia de Limeira a cidade de Santa Bárbara d’Oeste. Alguns trechos estão intransitáveis e outros, desbarrancando. E há ainda aqueles que possuem postes tombados. “Está cada vez pior”, comenta Diclei Edésio dos Santos, que é construtor e passa, em média, três vezes por semana pela estrada rural. Por isso acompanha de perto a situação caótica em que ela se encontra.
Quem não conhece o caminho de terra se arrisca bastante – principalmente à noite. Com a escuridão e os buracos, a passagem se transforma numa armadilha. A estrada é muito utilizada. Seja por carros de passeio, tratores, motocicletas, caminhões ou ônibus escolares. E todos correm riscos devido à ausência de manutenção. “Venho acompanhando a precariedade desde o final de dezembro do ano passado”, observa Santos.
Quando a situação se agrava por causa das chuvas intensas, os motoristas são obrigados a buscar uma passagem alternativa. O desvio tem uns quatro quilômetros. Ontem, quando esteve no local, o Jornal de Limeira viu muita água empoçada e logo no início da estrada. A grande quantidade de lama se espalhou depois das chuvas de anteontem. As marcas são visíveis ao longo de toda a extensão.
Foi possível também observar alguns montes de terra às margens da estrada. Eles sinalizam que os trechos poderão passar por manutenção. Máquinas, porém, não foram vistas.
SP-133
As chuvas de anteontem deixaram o acesso a outro local intransitável – em especial para os pedestres. É no Condomínio Residencial Novo Botafogo, que fica paralelo à SP-133 (Limeira/Cosmópolis). Entrar no local a pé é impossível. Quem se arrisca acaba com os pés afundados numa enorme poça d’água. “Para pegar o transporte até o meu emprego preciso colocar uma bota de borracha e depois trocar. Suja tudo”, reclama o auxiliar de almoxarife Fábio Brandão da Silva.
Segundo ele, o problema se agravou devido à utilização do trecho por maquinários de usinas de cana-de-açúcar. Com o início da safra, muitos veículos passam pelo local. “Arrumaram as estradas e ficaram os buracos. Agora, o acesso está intransitável”, observa.
Os problemas constatados nas duas estradas rurais foram repassados para a prefeitura. E o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Celso Gonçalves, informou que hoje deverá se reunir com sua equipe para discutir a situação nos dois locais.
Fonte: Jornal de Limeira
Mais notícias sobre Limeira:
- Com plantio de 220 mudas, alunos de Limeira iniciam projeto de recuperação de nascentes
- Limeira: Assaltante é morto em tentativa de roubo
- Operação Só Cacareco vai percorrer 10 bairros de Limeira nesta semana
- Chuva volta a causar estragos em Limeira
- Empresas se movimentam em meio à precariedade em Limeira