Limeira: Conseg denuncia crimes e pede mais pms
segunda-feira, 23 de maio de 2011A reunião do Conseg (Conselho de Segurança) de guia Limeira, que ocorreu na última quarta-feira, apontou a falta de efetivo no município como uma das principais causas do aumento de casos de roubos e furtos de residências, comércios e veículos.
“Temos cerca de 20 mil habitantes na cidade e apenas 16 pms efetivos. É uma sobrecarga de trabalho para eles”, declarou o presidente do Conselho, o vereador Valmir Gonçalves de Almeida (PT).
A insegurança, segundo ele, está presente em todos os locais da cidade e, por isso, o serviço seria otimizado se houvesse pelo menos mais um investigador da Polícia Civil. “A cidade cresceu e deixou de ser pacata. Com isso, aumentaram os assaltos, roubos e infrações. Ouvimos diariamente problemas de segurança que acontecem desde o comércio, até o estacionamento de igrejas. É uma questão que deve ser levada em conta”, disse.
Uma proprietário de um estabelecimento do Centro de Iracemápolis, que preferiu o anonimato, disse que sua loja já foi invadida duas vezes. “A primeira vez só bagunçaram os produtos, mas, na segunda, já senti falta de algumas coisas. A cidade não é a mesma de antes, está maior. Não é mais uma vila, em que todos se conhecem. É preciso pelo menos o dobro do atual efetivo para atender a cidade”, falou.
Algumas pessoas já deixaram o costume antigo de sentar na calçada de casa à noite. É o caso da dona de casa Maria Augusta Rasso, 56. “Tenho medo de fazer isso agora. Por volta das 20h todo mundo já entra e fica em casa. Definitivamente, já não é a mesma coisa”, disse.
REFORÇO
Segundo o capitão da PM, Cláudio Roberto Sorge, o atual efetivo atende a demanda de Iracemápolis. “Eles pedem que a cidade tenha 20 pms – atualmente são 16 – porque Cordeirópolis tem esse número. Mas esse cálculo não é feito com base apenas no número de residentes fixos. Cordeirópolis chegou a esse número por outras questões”, declarou.
De acordo com ele, a PM faz, semanalmente, o monitoramento de casos de roubos e furtos na cidade e os registros estão dentro da média. “Em março teve um aumento, foram 13 furtos de veículos. Mas em média fica entre três ou quatro registros por mês. Quando tem um aumento, fazemos operações e contamos com o reforço do efetivo de Limeira e Cordeirópolis”, disse.
Sorge explicou que são convocados os policiais das cidades vizinhas que estão de folga. “Não tiramos o pm de Limeira para participar de uma operação em Iracemápolis. Deslocamos apenas os que estão de folga”, declarou. (Colaborou Stefanie Archilli)
Rondas foram intensificadas nas escolas
Segundo a coordenadora pedagógica da Escola Estadual Cesarino Borba, Neide Menezes Bassan, um dos pedidos realizados na reunião foi atendido. As rondas escolares foram intensificadas para coibir alguns atos perigosos, como a oferta de drogas de terceiros aos alunos. “O serviço está operando de forma efetiva. Isto garante muito mais tranquilidade”, disse.
Segundo ela, a ronda está sendo realizada periodicamente, inclusive no período noturno. “Pedimos aos pms que as crianças tivessem mais a presença dos policiais, para se sentirem protegidas. Eles atenderam o pedido. Agora, eles até entram na escola algumas vezes à tarde”, comentou.
Outro fator abordado foi a falta de segurança para crianças pequenas, com na faixa dos sete anos, que geralmente voltam para a casa sozinhas. Segundo a diretora da escola municipal Antonio Cândido de Camargo, Ana Lucia Gandolpho, este é um forte motivo para que seja ampliado o quadro de guardas municipais. “Por causa da situação, estão previstas outras reuniões que envolvam os pais para promover orientação quanto ao caso. Pretendemos mostrar a importância de um responsável acompanhar a criança até a escola, ou, se trabalhar e não tiver quem busque, de orientá-los a ir até a escola em grupos”, disse.
Fonte: Jornal de Limeira