Falta de vaga em Limeira faz mãe perder empregos
quarta-feira, 20 de julho de 2011A falta de vagas em creches de Encontra Limeira continua causando problemas a pais e mães que precisam deixar seus filhos nas unidades escolares. Segundo o inspetor de qualidade Douglas Lugaresi, 33 anos, ele e a mulher, Pâmela, procuram vaga em creche desde novembro do ano passado para o filho de dois anos. “Minha mulher já perdeu dois empregos porque não temos onde deixar nosso filho. Atualmente ela está desempregada, só cuidando da criança. Ela quer trabalhar, mas não tem como”, fala.
De acordo com Lugaresi, o casal, que mora no Jardim Santa Adélia, tentou vaga pra o filho em uma creche do bairro, mas não conseguiu. “Tentamos também na “Jamile Caram de Souza Dias”, “Flora de Castro” e “Murilo Lemos Mendes Silva”. Em uma delas, fomos informados que havia 150 crianças antes na fila de espera”, conta.
Conforme o inspetor, o casal não tem condições financeiras de pagar por uma creche particular.
Conforme mostrou o Jornal de Limeira por diversas vezes, a falta de vagas em creche na cidade é um problema que se arrasta há anos. No início do ano passado, o MP (Ministério Público) moveu uma ação contra o prefeito Silvio Félix (PDT) determinando a abertura de 1.800 vagas na rede municipal.
Em maio, o déficit de vagas em creches no município estava em 1.600.
Segundo a conselheira do Conselho Tutelar, Claudinéia Aparecida Moraes do Amaral, diferentemente do que a prefeitura informou – que a inauguração de duas creches recentemente ia suprir grande parte da demanda, atendendo cerca de 250 crianças cada uma – elas atendem no máximo 40 crianças de 0 a três anos, cada. “Essas unidades ajudam, mas não atendem quase nada o número de crianças que ainda precisam de uma vaga em creche”, afirma a conselheira.
Conforme ela, durante todo o ano há pais procurando pelo Conselho em busca de vagas para os filhos. “A procura é mais intensa no começo do ano, mas temos atendimentos durante todo o ano. Tenho um caso de uma mãe que está há um ano tentando a vaga para o filho. Uma das novas creches que foi inaugurada recentemente, fica no bairro dessa família e nem assim eles conseguiram vaga para a criança. Até o MP a mãe já acionou”, relata.
A reportagem questionou a Secom (Secretaria de Comunicações) da prefeitura sobre o número atual de crianças na fila de espera para vagas em creches, porém, até o fechamento desta edição, nenhuma resposta foi enviada.
Fonte: Jornal de Limeira
Mais notícias sobre Limeira:
- Escolas estaduais de Limeira voltam às aulas hoje
- Prefeitura de Limeira assina acordo para garantir merenda municipalizada
- Limeira: Suspeito deixa 2º DP e assalta em seguida
- Prefeito de Limeira reúne secretários e vereadores e fala em transparência
- Capitão da PM de Limeira é feito refém com a família durante assalto