Idosos nos Jogos da Melhor Idade de Limeira
quarta-feira, 24 de novembro de 2010Aconteceu ontem (23), a 11ª edição dos Jogos da Melhor Idade do Ceprosom (Jomic) em Limeira. O evento reuniu cerca de 141 idosos para as seguintes competições: vôlei adaptado, bocha, dominó, truco e buraco. Os primeiros lugares levaram troféus e todos os demais receberam medalhas de participação.
Segundo a superintendente técnica dos jogos, Vanderléia Aparecida Diogo Serrano, o evento é fruto do que já vem sendo trabalhado nos grupos de Terceira Idade do Ceprosom. “Incentivamos o esporte, a competição e, mais que isso, promovemos uma união e a integração entre eles”, disse.
Dentre os participantes, muitos já treinam ao longo do ano as atividades – como é o caso do vôlei, com vários grupos envolvidos com a prática.
Helena Francisco de Souza, de 64 anos, é um exemplo. Ela treina há mais de oito anos e considera que a atividade mudou sua vida. “Hoje, eu sou mais disposta. Treino cinco dias na semana e não quero parar”, afirmou.
Quem também aprova a atividade é João Rufino, 63.
Segundo ele, os benefícios para a saúde é que o motivam. “Quando me aposentei, eu só ficava em casa vendo TV e engordando. Com o vôlei, consegui controlar meu peso e fiquei bem mais animado”, falou.
Quanto à competição, ele garante que é apenas um argumento para reunir os grupos. “Somos todos amigos. Não tem problema se perde ou ganha”, disse. Maria de Lourdes Oliveira, 65, também tem a mesma visão de Rufino.
Animada na torcida, ela aguardava sua vez de participar. “Jogo por causa da minha saúde e acredito que seja também uma forma de sair e encontrar os amigos. Ficar só em casa não dá”, ressaltou.
Os 17 grupos participantes dos jogos fazem parte do Projeto Vivência, coordenado pelo Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom). Vanderléia destaca ainda que a atividade visa trabalhar a qualidade de vida e saúde. Todos passam por exame médico para participar de qualquer um dos esportes do Jomic.
Fonte: Jornal de Limeira