Com plantio de 220 mudas, alunos de Limeira iniciam projeto de recuperação de nascentes
quinta-feira, 8 de dezembro de 2011As mãos sujas de terra caracterizavam o desfecho da ação de cerca de 30 alunos dos 1º, 2º e 3º anos da EMEIEF “Tenente Aviador Ary Gomes de Castro”, na manhã desta quarta-feira, 7 de dezembro. As crianças, juntamente com profissionais da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Bioatividades, realizaram o plantio de 220 mudas de árvores nativas na propriedade rural de Nilton Piccin, no Bairro do Tatu, localizada a um raio de 50 metros ao redor da nascente.
Este plantio deu início ao projeto de recuperação da Nascente Modelo da cidade Limeira, que, segundo o diretor de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Danilo Fischer, é uma das 10 diretrizes do Programa “Município Verde Azul”, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, do qual Limeira participa pelo 4º ano consecutivo. O projeto é uma realização das Secretarias de Meio Ambiente e da Educação.
Além do diretor e dos alunos, participaram também do plantio os biólogos Rogério Mesquita, Ana Maria Lucato Vasques, Cassiana Carradas de Salvi; a coordenadora de Educação Ambiental, Adriana Cristina Müller Del Mondo; a engenheira ambiental, Simone Zambuzi, a auxiliar administrativa, Ginês Facchini Barriviera; além da equipe de estagiários da Secretaria de Meio Ambiente.
Fischer explica que esta é a primeira nascente que recebe melhorias. “A Secretaria está elaborando o cronograma de outras nascentes que receberão plantios ou um tratamento de acordo com as necessidades de cada uma”.
Segundo Simone, nesta manhã foram plantadas 83 espécies de essências nativas com introdução de espécies frutíferas através da técnica de reflorestamento por nucleação. “A técnica de reflorestamento por nucleação consiste em realizar o plantio de espécies frutíferas em pontos isolados com o intuito de atrair a fauna, desta forma, os pássaros e o vento dispersam as sementes, recuperando as matas ao entorno”, explica Simone.
Para a professora do 1º ano, Luciana Bento Antunes, é maravilhoso ver as crianças plantando e contribuindo com o meio ambiente. “Durante todo o ano trabalhamos com a educação ambiental, através de projetos como este, por exemplo. É muito importante trabalharmos com as crianças a conscientização ambiental, pois desde pequenos plantamos a sementinha para colhermos mais tarde”.
A aluna Sara Júlia Herculino de Oliveira, de 6 anos, plantou 3 mudas e, como a escola fica próxima ao local onde foi realizado o plantio, afirma que irá acompanhar o crescimento da árvore.
Já para a professora do 3º ano, Fernanda Pfeifer, é extremamente importante realizar este tipo de trabalho com as crianças, visto que elas estão vindo com um pensamento diferente em relação à preservação do meio ambiente. “É importante, desde pequenos, terem esta consciência de cuidar do meio ambiente”, ressaltou.
A estudante Gisele Nepomuceno Jacomelli, de 8 anos, ficou muito feliz em plantar duas mudas nesta manhã e explica que suas ações de preservação não se restringem apenas neste dia. “Também planto árvore na chácara onde moro e separo o lixo reciclável”.
Mais ações
Fischer afirma que a intenção da Secretaria é dar continuidade nessas ações, além de envolver outras escolas. “Se alguém tiver uma nascente em sua propriedade e houver interesse de realizar alguma ação de preservação pode entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente para que seja feita uma avaliação do local”, finaliza o diretor.
A Secretaria de Meio Ambiente fica na rua João Kühl Filho, nº581, Vila São João. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3451-3883.
Fonte: Prefeitura de Limeira