Aeroporto de Limeira: Pavimentação deve ser concluída em três meses
terça-feira, 21 de agosto de 2012Poucos dias atrás começou uma nova etapa nas obras do Aeroporto de Limeira, no bairro rural Água Espraiada. É o início da base do pavimento. “Por enquanto, é a base. Haverá mais dez centímetros entre massa e capa asfáltica”, explica o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Celso José Gonçalves.
Esta camada requer o uso de 7% de cimento. E para concluir a pista de pouso e decolagem de 1,5 mil metros de extensão serão usados cerca de 34 mil sacos de cimento.
A pavimentação será dividida por etapas – de 500 em 500 metros. “A produtividade precisa ser boa. Não pode haver muitas emendas no asfalto nem falhas”, diz. A previsão, segundo o secretário, é concluir o pavimento até o final de novembro. A pista tem 45 metros de largura e segue normas de segurança, que são fundamentais para evitar principalmente derrapagens de aeronaves.
Até o início da pavimentação, a obra só tinha recebido serviços de terraplenagem. Foram pelo menos 2,7 milhões de metros cúbicos retirados do local. “Nem tudo foi feito com caminhão. Mas esse volume representa cerca de 230 mil viagens. A terraplenagem demorou tempo, pois é preciso atender às exigências técnicas para a construção da pista”, comenta.
As obras de pavimentação custarão quase R$ 9,9 milhões e estão sendo executadas pela Neopav Engenharia Pavimentação e Infraestrutura. Ela foi a empresa vencedora da concorrência pública. Já a previsão do secretário é que sejam aplicados, ao todo, R$ 15 milhões nos serviços de terraplenagem e pavimentação. Também está em andamento a colocação de alambrado na área.
RECURSOS
O tipo de aeroporto que funcionará no local ainda não está definido. “Mas pelo padrão pode até ser internacional”, cita. A ideia é transferir o empreendimento para a iniciativa privativa. “Várias empresas manifestaram interesse. Foi até por isso que aumentamos a largura da pista. Hoje, a tendência dos aeroportos é a privatização”, cita.
E Limeira, aponta Gonçalves, tem a vantagem de possuir a área, estar na fase de pavimentação e possuir as licenças ambientais. “São atrativos”, fala. O projeto da administração municipal prevê que a estrutura iniciada acomode, no futuro, um aeroporto comercial de alto nível.
O aeroporto tem sido feito com recursos próprios. A prefeitura de Limeira não recebeu repasses estadual nem federal. “A melhor saída agora é repassar para a iniciativa privada e a prefeitura receber pelos investimentos que fez”, analisa. E juntamente com o empreendimento, Gonçalves aposta em mais negócios. “A área que tem em seu entorno um aeroporto, atrai, sim, bons investimentos. Empresas logísticas e de alta tecnologia acabam se instalando nas proximidades”, aponta o secretário.
Fonte: Jornal de Limeira
Mais notícias sobre Limeira:
- PAT Limeira oferece vagas de emprego diversas áreas de atuação
- Paralisação esvazia estoques e eleva preço do gás em até 75% em Limeira
- Terminal rodoviário de Limeira funcionará parcialmente a partir de julho
- Morador de Limeira trazia cocaína para virar oxi
- Limeira tenta sediar Virada Cultural em 2014 após mais um ano de fora