Alunos de Limeira ganham medalha em física
sexta-feira, 23 de dezembro de 2011Quatro alunos da cidade Limeira conquistaram medalhas na OBFEP (Olimpíada Brasileira de Física na Escola Pública) 2011. Todos são estudantes da E.E. “Professor Antonio Perches Lordello”. São eles: Carim Nunes Ferreira Leite, aluno da 8ª série do ensino fundamental, medalha de prata; Caroline Reis Serpeloni, estudante do 2º ano do ensino médio, medalha de bronze; Lucas Bueno Siqueira, aluno do 1º ano do ensino médio, medalha de prata; e Leornardo Henrique Batista, estudante da 8ª série, medalha de prata.
No Estado, a rede de ensino conquistou ao todo 73 medalhas, das quais seis foram de ouro, 37 de prata e 30 de bronze.
Participaram da competição alunos dos estados da Bahia, Goiás, Piauí, Maranhão, Mato Grosso e São Paulo, que em 2010 chegaram à 2ª fase da OBMEP, que tem como objetivo despertar e estimular o interesse dos estudantes pela Física a partir de temas da atualidade.
O evento também visa aproximar os estudantes da universidade, identificando os mais talentosos na disciplina para prepará-los e estimulá-los a seguir a carreira científico-tecnológica.
Leonardo, 15 anos, revela que sempre participou de campeonatos de física. O estudante já coleciona quatro medalhas, três da etapa paulista e a mais recente da brasileira. “Os professores do Perches inscreveram alguns alunos na Olimpíada Brasileira. Fiquei sabendo a poucos dias da prova. Não deu tempo nem de ficar nervoso”, conta.
Na competição, os participantes têm de resolver uma prova teórica baseada em conceitos de física pertinentes a cada uma das séries. Na opinião de Leonardo, a avaliação estava mais fácil do que imaginava. Aluno de notas nove e dez na disciplina, ele afirma que gosta tanto de física quanto das competições. “É um ótimo aprendizado. Sempre quando tiver esses eventos, quero participar”, comenta.
O jovem que pretende seguir carreira na áera de informática também recebeu uma menção honrosa na Olimpíada Brasileira de Física que envolve todas as escolas, sejam públicas ou particulares. “É como se fosse um quarto lugar na classificação de todas as escolas. Estou feliz”, diz.
Lucas, 15, conta que é a primeira vez que participa de uma competição de física, porém, já é “expert” em Olimpíadas de Matemática. “Já participei por quatro anos seguidos. Em todas elas fui aprovado para a segunda fase”, lembra.
Ele relata que ficou um pouco nervoso na hora da prova, pois acredita que estava competindo com os melhores alunos da escola. “Fiquei feliz com o resultado, não imaginava esse reconhecimento. Devo isso ao professor de física da escola, Flávio Borges Bertasso”, fala.
Para o futuro, Lucas ainda tem dúvidas. Apesar de gostar de física, não sabe se seguirá carreira na área. “Faço curso de mecânica, mas trabalho com administração. Pode ser que eu escolha uma das duas profissões ou, então, nenhuma delas. Parto para uma terceira”, brinca.
Fonte: Jornal de Limeira