Americana e Limeira prometem fazer manifestação contra o CPP
quinta-feira, 14 de abril de 2011As associações de bairro de Americana e Limeira – que lutam contra a instalação do CPP (Centro de Progressão Penitenciária) – prometem realizar manifestações de rua contra a decisão do Governo do Estado pela construção da unidade penitenciária no bairro Jaguari, na divisa entre os municípios. Ontem, em assembleia realizada na Igreja Nossa Senhora Aparecida, em Limeira, local próximo de onde seria instalado o CPP, as associações decidiram sair às ruas para conseguir apoio popular.
As Associações de moradores dos bairros da região do Antonio Zanaga, moradores do bairro Jaguari, representantes da Prefeitura de Americana e da Administração de Limeira concordaram com a manifestação popular. O secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano de Americana, Davi Ramos, que representou o prefeito Diego De Nadai (PSDB), informou que o movimento deve ganhar às ruas no próximo domingo.
“Decidimos que no domingo vamos sair da feira do Antonio Zanaga e percorrer algumas ruas do bairro. Ainda não sabemos se será uma grande passeata já que intenção é fazer com que a população participe do ato”, relatou o secretário depois da assembléia.
De acordo com Davi, as discussões devem evoluir para manifestações populares rapidamente. “É importante conversar com toda a sociedade, mas como todos já se posicionaram contra temos de ganhar as ruas. A população comum precisa aderir ao movimento. Com a manifestação a comunicação é direta”, explicou.
Para o engenheiro ambiental e morador do bairro Jaguari, Robson Oliveira, a preocupação com a instalação de uma unidade prisional é grande. “Os moradores estão bastante preocupados com essa situação e buscam a ajuda das autoridades. Vamos tentar convencer o maior número de pessoas para que o movimento cresça”, afirmou ele, que apresentou um estudo sobre os impactos ambientais com a construção do CPP.
ESTUDO
Anteontem, Diego recebeu representantes das associações e se comprometeu a realizar um estudo sobre os impactos da unidade prisional no local e, em seguida, encaminhar ao governador Geraldo Alckmim (PSDB).
Além dos moradores do bairro Jaguari, participaram da assembleia a Associação de Moradores do bairro Vila Bela, a Federação dos Moradores do Município de Limeira, a Sociedade Amigos do bairro Antonio Zanaga e também representantes do bairro Nossa Senhora Aparecida.
Segundo os organizadores, aproximadamente 150 pessoas participaram do encontro de ontem à noite. O local fica a 100 metros do terreno destinado à construção do CPP. Representantes das associações e das prefeituras discorreram sobre os prejuízos da construção da unidade no local.
Fonte: O Liberal