Centros sofrem com falta de manutenção em Limeira
segunda-feira, 12 de setembro de 2011Centros comunitários da cidade de Limeira têm vivenciado um cenário de parcial abandono, devido à falta de manutenção. Muitas vezes os estragos são causados por vândalos. A depredação por vezes ocorre porque pessoas com má intenção querem ocupar o espaço para praticar atividades ilícitas.
É o caso, por exemplo, do centro comunitário do Jardim Morro Branco. Os vestiários estão completamente pichados, com vidraças quedradas e telhados destruídos. Nas quadras, as tabelas de basquete não têm o aro. Nos campos, não há redes ou demarcações. O alambrado foi estourado para entrada na área, mas na tarde de anteontem não havia ninguém frequentando o local para a prática de esportes.
No Cecap, a situação é um pouco melhor. A piscina está limpa e sendo utilizada para aulas de natação e hidroginástica, sempre monitorada por um zelador que permanece no local até as 17h30. O vestiário é que apresenta problemas, como um destelhamento que ocorreu há quase um ano.
Já no Parque Hipólito, alguns problemas estão mais relacionados à manutenção. A pintura da quadra está apagada e a demarcação no campo está falha. Há trechos do alambrado também caídos. Um dos portões principais está enferrujado e também foi derrubado, provavelmente por vândalos. Além disso, na tarde de anteontem, a piscina maior, de 50 metros, estava com tonalidade verde, o que aponta para uma qualidade inferior e falta de cuidados.
O secretário dos Esportes, Júlio César Florindo, disse que a bomba queimou e uma nova já estava sendo providenciada. “Em tempos mais quentes isso pode acontecer, por isso a água está com a aparência alterada e a qualidade inferior, mas logo a bomba será substituída”, afirmou.
Florindo também explica que tem solicitado projetos para licitar reformas e fazer a manutenção nestes espaços públicos. “E esses três lugares estão nesses projetos”, informou.
O secretário diz que para o centro comunitário do Cecap a reforma dessa parte dos vestiários já foi licitada, falta apenas a publicação no Jornal Oficial do Município para as obras terem início. Para o Parque Hipólito, está prevista uma reforma em todo o centro comunitário.
Ele lembra que a ação de vândalos prejudica o trabalho e as atividades nos espaços públicos. Além dos centros comunitários já citados, há outros como o da Vila Piza, recentemente reformado, que também é alvo de pichações. E, ainda, uma área destinada à prática de esportes no Jardim Santa Adélia, onde também recebeu pichações. “Em muitos casos, como no Morro Branco, eles praticam essas ações pois querem que o local fique abandonado mesmo, para depois invadir e permanecer no lá”, comentou o secretário.
Fonte: Jornal de Limeira