Conscientização em Limeira: Mutirão revitaliza área do ecoponto do Jardim São João
quinta-feira, 21 de março de 2013No último fim de semana, começou o mutirão de limpeza do ecoponto do Jardim São João, em Limeira. A Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Bioatividades pretende revitalizar o local, que ao longo dos anos perdeu a função inicial e se transformou em um problema para os moradores do entorno.
José Geraldo Rodrigues, morador do bairro há 22 anos, lembra que por dois anos o ecoponto funcionou bem, mas que com o tempo moradores de todos os locais começaram ir até a área para jogar restos de construção civil, lixo doméstico, pneus e até animais mortos. “Vêm pessoas de todo lugar, param os carros e jogam lixo aqui na porta da casa da gente. Até empresas usam aqui como lixão”, ressalta o morador.
Ainda segundo Rodrigues, é muito comum aparecer ratos, baratas e escorpiões nas casas que ficam em frente do ecoponto. “É um problema de saúde e de segurança, muita gente vem usar drogas aqui nesse terreno”, disse o morador.
O biólogo da Secretaria de Meio Ambiente, Rogério Mesquita, explicou que é necessário educar a população. “O espaço para evento na cidade de Limeira é utilizado de forma irregular e precisamos mudar os hábitos. É muito comum um morador perder o horário da coleta de lixo e depois vir até aqui descartar o lixo”, afirma Mesquita.
Mais de 600 toneladas de materiais foram retiradas do ecoponto e o trabalho continua durante a semana.
José Otávio Ribeiro, diretor do Departamento de Áreas Verdes (Depave), disse que o local é uma área de preservação e que os moradores precisam se conscientizar da necessidade de manter o espaço limpo e ajudar na conservação do meio ambiente.
O secretario da pasta do Meio Ambiente, Alquermes Valvasori, afirmou que neste local a tarefa ainda não acabou e fiscais estão no ecoponto para coibir o descarte irregular. “Toda limpeza segue um cronograma da Secretaria de Meio Ambiente e estamos trabalhando dentro da nossa capacidade. É importante a colaboração dos moradores para não deixar o local voltar a ser um lixão a céu aberto”, afirmou.
Alquermes Valvasori explicou que esse trabalho ajuda na qualidade de vida e faz parte do Plano de Governo apresentado por Paulo Hadich.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicações
Mais notícias sobre Limeira:
- PMs apreendem 400kg de maconha em rodovia que dá acesso à Limeira
- Ladrões furtam 7 veículos em cinco horas em Limeira
- Preso com drogas e impressora da prefeitura de Limeira
- A Equipe do Encontra Limeira deseja às nossas leitoras um excelente Dia Internacional da Mulher
- Contra as drogas, homem pede para ser preso em Limeira