Conselho de Ética de Limeira pede expulsão de Piuí
sábado, 12 de março de 2011O Conselho de Ética do PR de Limeira pediu ontem a expulsão do partido do vereador Piuí.
Isso por situações envolvendo infidelidade partidária do parlamentar. A decisão foi tomada em uma reunião entre os membros do conselho. O parecer sobre o caso foi assinado por Pietro Parronchi e acatado pelos demais – Ademir Cintra, Claudemir Vieira, Darcy Reis e Jesuel Crepaldi.
Agora, o pedido será encaminhado ao presidente do diretório municipal, o servidor público Renê Soares, que é diretor do SAAE de Limeira. Soares não decidirá sozinho a expulsão de Piuí. A punição terá de ser consenso entre os outros membros da sigla.
A situação do parlamentar passou a ficar crítica dentro do partido após a eleição da Mesa Diretora da Câmara, em dezembro. Mesmo tendo vereadores do PR concorrendo ao pleito, Piuí contrariou acordo e votou no grupo de Elza Tank (PTB), que levou a presidência. A desobediência é vista como uma infração no Código de Ética do PR.
No dia da eleição da Mesa, o vereador Mário Botion (PR) concorreu com Elza, mas Piuí votou na parlamentar. Já para o cargo de primeiro secretário, o nome lançado pelo PR foi o de Miguel Lombardi, mas Piuí se lançou candidato ao mesmo posto e teve maioria dos votos com a ajuda da bancada da situação.
Após o ocorrido, o empresário e ex-vice-prefeito Paulo Batistella, filiado à sigla, fez uma denúncia contra Piuí e pediu providências ao partido. O vereador teve o direito de se defender no procedimento instaurado pelo PR para apurar o caso. Piuí alegou discriminação racial e disse que se sentia perseguido por membros do diretório.
A justificativa foi rechaçada pelo Conselho de Ética já que, de acordo com o parecer final, nunca houve racismo contra Piuí. O conselho ainda apontou que na última eleição, cinco candidatos negros disputaram o cargo de vereador na mesma coligação de Piuí.
Fonte: Jornal de Limeira