CPI que apura qualidade da merenda em Limeira vai ouvir 20 testemunhas
quinta-feira, 12 de julho de 2012A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que investiga a qualidade da merenda servida aos alunos das escolas públicas de Limeira (SP), vai ouvir cerca de 20 testemunhas envolvidas no serviço. Serão convocados diretores de escolas, merendeiras, motoristas que transportaram os alimentos, além do prefeito Orlando Zovico (PDT). As primeiras datas devem ser marcadas durante a quarta reunião que será realizada nesta terça-feira (10), na Câmara Municipal de Limeira.
Segundo o relator da CPI em Limeira, o vereador Ronei Costa Martins (PT), a oitiva foi definida após o recebimento de documentos que puderam embasar a apuração dos fatos. “São cópias da licitação que resultou no contrato com a terceirizada que presta serviço da merenda, de ação do Ministério Público do Trabalho que corre por falta de pagamento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) aos funcionários, do inquérito que envolve a terceirizada, entre outros”, afirmou Martins.
Todos os convocados para as oitivas têm a obrigação de comparecer. “Eles podem até vir e ficar calados se quiserem. Mas se não vierem na primeira convocação, terão que vir por condução coercitiva, ou seja, por via judicial”, explicou o relator.
Ainda segundo Martins, o período de oitivas das testemunhas não deve ser longo. “A maioria dos questionamentos será rápida, e um ou outro apenas deverá ser longo. Queremos colher depoimentos suficientes para colaborar com ao avanço dessa investigação”, justificou Martins. Em média, cinco pessoas serão convocadas por dia. “Elas ficarão incomunicáveis até que termine o trabalho do dia para não comprometer o resultado”, finalizou o vereador.
Qualidade da merenda
A má qualidade da merenda oferecida na rede pública de Limeira foi comprovada no início de maio por um laudo do Instituto Adolf Lutz que analisou uma amostra de carne fornecida pela rede de ensino da cidade. O documento foi entregue ao Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco) de Piracicaba, que também investiga o caso.
Os vereadores já haviam feito uma CPI pelo mesmo motivo no mandato do prefeito Silvio Félix (PDT), cassado no início deste ano. Entretanto, os problemas continuaram com o atual administrador de Limeira, Orlando Zovico (PDT), e por isso a nova comissão trabalha na apuração de denúncias de irregularidades na terceirização do fornecimento da merenda escolar.
Fonte: G1