Denúncia em Limeira cita monitoramento sem funcionar
segunda-feira, 22 de agosto de 2011No início da última semana, recebemos uma denúncia sobre o mau funcionamento das câmeras de monitoramento em guia de Limeira. Segundo o denunciante, apenas um dos equipamentos estaria funcionando. “Apenas uma câmera na região do Viaduto Jânio Quadros (Centro) está operando. As outras estão todas quebradas”, citou o denunciante, explicando que o problema ocorre já há algum tempo. Guardas municipais ouvidos confirmaram que algumas câmeras realmente estariam quebradas.
O secretário de Segurança, Siddhartha Carneiro Leão, negou que apenas uma câmera estivesse funcionando e afirmou que quatro aparelhos estão quebrados. “Só quatro câmeras não estão funcionando. Até sábado (ontem), elas serão consertadas e todas voltarão a operar”, explicou.
Siddhartha afirmou que devido a “uma oscilação na rede de energia (elétrica) na região central, é comum queimar a fonte (que serve de alimentação ao equipamento)”. “Na medida do possível, vamos arrumando (as câmeras quebradas)”, citou, explicando que, em média, a secretaria gasta R$ 300 a cada quatro meses para trocar as fontes queimadas.
Questionado se a secretaria fornece imagens que possam auxiliar na investigação de ocorrências, Siddhartha disse que sim. “Basta solicitar as imagens junto à secretaria”, contou.
Segundo o secretário, hoje, Limeira conta com 56 câmeras (32 giratórias na região central e 24 fixas nas entradas e saídas da cidade. O equipamento estaria auxiliando as forças de segurança na cidade com imagens das mais diversas ocorrências. “Flagramos desde casos de roubo, tráfico (de drogas), flanelinhas, vandalismo e até pessoas passando mal”, falou.
AMPLIAÇÃO
Siddhartha também disse que existe um projeto em sua pasta que visa a ampliação do sistema e a terceirização do serviço de manutenção do equipamento. No entanto, ele não disse quando um processo de licitação deve ser aberto para empresas interessadas.
Segundo o secretário, a cidade passará a contar com 88 câmeras e o sistema será melhorado. “Uma infovia entre os prédios municipais também deve ser criada, o que melhoraria o monitoramento dos prédios públicos”, comentou.
A ampliação levaria os equipamentos para outros pontos da cidade – como o entorno da Unicamp (os dois campi), a região da Santa Casa, na Vila Cláudia, nas rodovias que ligam Limeira a Iracemápolis e Cordeirópolis, no Horto Florestal e no Parque Cidade, por exemplo.
Fonte: Jornal de Limeira