Dise de Limeira prende suspeito de tráfico internacional de droga e arma
quarta-feira, 29 de agosto de 2012Policiais da Dise (Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes) de Limeira (SP) percorreram 2.150 quilômetros em uma operação que se estendeu por três dias e resultou na prisão de um homem de 47 anos apontado como o transportador de uma quadrilha que distribui drogas e armas na região. No linguajar do tráfico, o suspeito que transporta droga é chamado de ‘mula’.
Os entorpecentes e o armamento eram trazidos do Paraguai e da Argentina para serem vendidos em municípios das regiões de Limeira (SP) e Iturama (Encontra Minas Gerais), de acordo com a Polícia Civil. A apuração do caso começou há um mês, por meio de denúncia anônima. “Recebemos a informação de que Limeira estava nessa rota de distribuição internacional de drogas e armas e fomos checar”, disse o investigador da Dise Júlio César Conceição.
Ele e o investigador Bruno Rodrigues Jacon saíram de carro de Limeira no dia 17 de agosto em direção ao município de Ampere, no Paraná, a 1.000 quilômetros de distância. Lá conseguiram localizar o transportador do esquema e, para comprovar a participação do acusado, os policiais passaram a seguir o caminhão conduzido por ele. Ampere fica a pouco mais de 100 quilômetros da fronteira do Brasil com o Paraguai, por isso é considerada ponto estratégico da logística de organizações criminosas.
Seguindo o suspeito
O suspeito saiu de Ampere e percorreu 600 quilômetros em direção a Pirapozinho (SP), na região de Presidente Prudente, de onde iria para Limeira. No caminho, ele não percebeu que estava sendo seguido. Em Pirapozinho, a 550 quilômetros de Limeira, o acusado foi interceptado no dia 19 e os policiais conseguiram apreender a carga. Em nenhum momento, durante todo o trajeto, o transportador foi parado em blitz de rotina na rodovia, de acordo com a Polícia Civil.
No caminhão, a Polícia Civil apreendeu 105 quilos de maconha em 114 tijolos, 3,1 quilos de pasta-base de cocaína e 1.200 frascos de lança-perfume, além de armamento pesado: três pistolas 9 mm de origem israelense, quatro carregadores e 680 munições de calibres 22, 9 mm e 380. O caminhão e três celulares que estavam com o acusado também foram apreendidos.
O homem foi preso e vai responder, inicialmente, por porte ilegal de armas e tráfico de entorpecentes, mas também pode ser enquadrado em formação de quadrilha. “Com a prisão desse suspeito, estamos agora colhendo mais informações e fazendo novas diligências para chegar aos demais integrantes da quadrilha, que não é pequena”, relatou Conceição.
Fonte: G1