Elza assumirá prefeitura de Limeira por seis dias
terça-feira, 12 de abril de 2011A presidente da Câmara, Elza Tank (PTB), será prefeita de Limeira durante seis dias. Será no período de 9 a 14 de abril, quando o prefeito Silvio Félix (PDT) estará em uma viagem ao Exterior. Elza vai ter que assumir o cargo em virtude de o vice-prefeito, Orlando Zovico, também estar fora do País no mesmo período. Pela lei, quando prefeito e vice se ausentam, a cidade tem que ser comandada pelo presidente da Câmara.
Se por algum motivo Elza não puder ocupar interinamente o cargo, quem assume a função é o juiz eleitoral do município – no caso, Luiz Augusto Barrichello Neto, também responsável pela 2ª Vara Criminal de Limeira.
Ontem, Félix enviou o pedido de licença à Câmara, que foi aprovado por unanimidade pelos vereadores. No documento, ele justifica os motivos de sua viagem – que será oficial para negociar a vinda de uma empresa a Limeira – e já delega a Elza para substituí-lo durante a sua ausência. “Transmitirei o cargo de prefeito com tranquilidade, pelas suas qualidades morais e intelectuais, interesse e coesão na solução de problemas desta municipalidade, e demais predicados inerentes à sua personalidade”, escreveu Félix à parlamentar. Ouvida ontem pelo Jornal de Limeira, Elza disse se “sentir muito honrada” em poder assumir a prefeitura, mesmo que por poucos dias. “Procurarei fazer o que for possível neste período para o povo de Limeira”, declarou.
A vereadora já tentou ser prefeita. Nas eleições de 1996, ela disputou o cargo com Pedro Kühl (PSDB), que saiu vencedor. Uma curiosidade no caso é que foi justamente neste pleito que houve um sério atrito político entre Elza e Félix. Ele era candidato a vice dela na chapa, mas no meio da campanha, Félix decidiu renunciar à candidatura, colaborando para a derrota de Elza nas urnas.
DESENVOLVIMENTO
Ao contrário de Zovico – que embarcou ontem à noite em uma viagem particular, cujo um dos destinos é Frankfurt, na Alemanha -, Félix disse que vai representar Limeira na cidade de Madri, na Espanha. O prefeito afirmou que foi convidado a visitar a empresa “Flex Equipos de Descanso S/A” e que o objetivo é “atrair a empresa para o município”. Félix citou que já iniciou as tratativas com o grupo, o que vai gerar “novas oportunidades de empregos” para Limeira.
No ofício enviado ontem à Câmara, consta também quanto o prefeito vai gastar na viagem. Serão cerca de R$ 10 mil, custeados pelos cofres públicos.
Fonte: Jornal de Limeira