Estudantes da Unicamp em Limeira fazem passeata e pedem segurança
segunda-feira, 27 de maio de 2013Estudantes da Universidade Estadual da Cidade de Campinas (Unicamp) fizeram uma passeata pelas ruas de Limeira (SP) até a Prefeitura nesta quinta-feira (23). O objetivo dos alunos era chamar a atenção do poder público e pedir providências para combater a violência nas imediações do campus, localizado na região do bairro Morro Azul.
A iniciativa foi tomada pelos representantes do Centro Acadêmico de Tecnologia (CAT) da Faculdade de Tecnologia (FT) com apoio do Diretório Acadêmico da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) e do Diretório Central de Estudantes.
“A qualquer hora do dia quem passa pelo local está correndo riscos. A situação estava ficando cada vez mais complicada, por isso precisávamos tomar providências. Então fizemos um abaixo-assinado e um relatório com boletins de ocorrências e informações que colhemos junto aos moradores da região sobre os problemas que precisavam ser corrigidos para aumentar a segurança na cidade Limeira”, disse Daniel do Carmo Floriano Vaz, de 25 anos, representante do CAT. O relatório foi entregue pelos estudantes para o secretário de Segurança Pública de Limeira, Maurício Miranda de Queiroz, e ao vice-prefeito, Antonio Carlos Lima (PT).
Posição da Prefeitura de Limeira
O titular da Segurança Pública informou, via assessoria de imprensa, que o relatório dos estudantes será encaminhado às polícias Civil e Militar. A Prefeitura, segundo ele, também vai solicitar à concessionária de energia elétrica o reforço da iluminação pública em trechos apontados como críticos pelos universitários da Unicamp de Limeira.
A assessoria informou ainda que os estudantes serão convidados a integrar uma comissão para discutir o assunto junto ao Ministério Público, à direção da Unicamp e às forças de segurança do município. O secretário também relatou que no início do ano a Guarda Municipal teve uma redução do número de viaturas (de 40 para 28). No entanto, segundo Queiroz, em breve mais carros estarão nas ruas e também contribuirão para reforçar o patrulhamento preventivo no entorno da instituição.
Polícia Militar
O comando da 5ª Companhia da Polícia Militar (PM) de Limeira informou que foram realizadas tratativas sobre o assunto com os provedores da Unicamp, representantes dos estudantes e da Promotoria Pública que resultaram em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).
De acordo com a PM, as rondas nas proximidades do campus e nos bairros adjacentes foram intensificadas desde o início de maio. Também foram realizadas palestras com os estudantes sobre a questão de segurança, segundo informações da corporação.
Fonte: G1