Feira em Limeira conta com 130 projetos criativos
quinta-feira, 22 de setembro de 2011Com o objetivo de divulgar os projetos desenvolvidos pelos alunos dos ensinos médio e técnico, a ETEC Trajano Camargo, em guia Limeira, promove a 6ª Feira de Projetos e Tecnologia.
A feira reúne 130 projetos de 400 alunos nas categorias indústria, meio ambiente, saúde e educação. Os alunos tinham como tarefa desenvolver uma pesquisa ou criar algo novo, que não existisse no mercado.
Os projetos classificados serão avaliados em diferentes critérios e poderão receber indicações para outras feiras. “É uma vitrine. As feiras são importantes para o currículo dos alunos, principalmente as feiras nacionais”, cita a professora e coordenadora da feira, Patrícia Pascon Souto Tancredo.
MEIO AMBIENTE
A preocupação com o meio ambiente foi o tom dado aos projetos de grande parte dos alunos – desde a proposta de transformar gás metano em energia nos aterros sanitários até a reciclagem de materiais.
O projeto desenvolvido pelas alunas Jéssica Duarte, Lara Roberta Manarim e Camila Telles foi o Coper-Pet – um cobertor feito de tecido de garrafas pet recicladas e isopor.
“No interior do cobertor, colocamos o isopor, que, além de não ter qualquer tipo de reciclagem, é ótimo isolante térmico. Além disso, o processo para fabricar um cobertor de algodão gasta 11 mil litros de água e o da reciclagem da garrafa pet em tecido, apenas 3 mil litros”, diz Jéssica.
“É um cobertor fácil de lavar e fácil de estampar”, diz Lara.
A criatividade dos projetos também marca a feira de tecnologia. A estudante Karolyne Alves da Silva criou um relógio com abridor de garrafas. “Verifiquei que existiam vários tipos de abridores em sapatos, bonés e cintos. A ideia foi transformar em uma coisa mais normal para poder usar no dia a dia. O abridor, feito de alumínio, é costurado junto à corrente do relógio e fica imperceptível”, diz a estudante.
Já o projeto Heater Mix, dos alunos Daniel Santos Farias, Bruno Fernandes Rocha e Douglas Coutinho, cria uma caneca que aquece e mistura o conteúdo no interior. “Para misturar, usamos um motor de carrinho de brinquedo e um circuito elétrico com bateria. Para aquecer, usamos a resistência de uma chapinha de cabelo. O leite gelado fica aquecido em cerca de quatro minutos”, diz Daniel. “A caneca é de metal para transferir melhor o calor”, afirma Bruno.
BEBÊS
A bolsa versátil para bebês, projeto das alunas Ananda Oliveira, Bianca Toledo e Caroline Rodrigues, tem como objetivo facilitar a vida dos pais. A bolsa conta com trocador e banheira portátil acoplados à bolsa.
“É uma bolsa para situações de emergência – como um banho rápido. O trocador também serve como um colchão. É um produto leve e barato”, diz Ananda. “A bolsa sai por R$ 80. Pesquisamos que, nas lojas, uma bolsa dessa, sem a banheira, não sai por menos de R$ 150″, afirma Bianca.
A feira teve início ontem e será encerrada hoje. O horário de visitação é das 8h às 11h, 13h às 17h e 19h às 22h. A escola Trajano Camargo está localizada na rua Tenente Belizário, 439, no Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3441-8838.
Fonte: Jornal de Limeira