Festival ecológico de dança começa hoje em Limeira
sexta-feira, 30 de setembro de 2011Misturando ecologia e dança, começa hoje o 5º Festival Ecodança da cidade de Limeira. O Teatro Vitória será palco de diversas apresentações e uma competição que envolverá grupos limeirenses e de mais dez cidades. O tema do festival é “Aquecimento Global”.
A abertura terá como convidados especiais os bailarinos Penka Cangarova e Thiago de Oliveira, com o Gran Pas de Deux de Cisne Negro, de Tchaikovsky. O evento será às 19h. Também acontece hoje a primeira noite de competições. Para fechar o dia, o Studio de Dança Daniela Alonso apresenta a coreografia “Bailado para Degas”. A academia limeirense foi premiada este ano no maior Festival de Dança de Joinville, o maior do mundo.
Segundo o idealizador e diretor-geral do festival, Riberto José Bastelli, o Ecodança surgiu com a proposta de ser um evento temático diferenciado, que não envolvesse apenas arte, mas também meio ambiente. “A proposta de um tema visa a reflexão sobre o assunto. Os coreógrafos que desejam trabalham em cima disso e fazem com que seus alunos se envolvam com a questão”, citou.
Amanhã, também às 19h, a atração especial da noite será a estreia em Limeira do documentário “Roseli Rodrigues – Poesia em Movimento”, de Inês Bogéa e Marcela Benvegnu, lançado oficialmente em Joinville. As competições continuam e o encerramento fica por conta de Sasha Zimmer e seus bailarinos, em “Um Show Contra Homofobia”.
Para encerrar o festival, no domingo, às 17h, a abertura será com mais uma apresentação do Studio de Dança Daniela Alonso, com a coreografia Vivald. Será a última noite de competições e para encerrar a Parker Companhia de Dança, de Campinas, interpreta trecho do novo trabalho coreográfico “Eu”. Ao final acontece a entrega de premiações.
Além de Limeira, participam do festival as cidades de Cordeirópolis, Cubatão, Guarulhos, Pirassununga, Porto Ferreira, Rio Claro, Santa Rita do Passa Quatro, Santos, São Carlos e São Vicente. Os ingressos para cada uma das noites custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia) e estão à venda na bilheteria do Teatro Vitória.
Cursos e feira integram festival
Além das apresentações principais do Festival Ecodança, paralelamente acontece uma feira de sapatilha, no hall de entrada do teatro, com a venda de artigos para dança. E ainda, no domingo, a Emcea (Escola Municipal de Cultura e Artes) vai receber dois cursos que acontecem como parte das atividades do festival.
Das 8h às 10h será o curso de Contemporâneo, com Diogo Angeli. E das 10h às 12h acontece o curso de Técnicas de Pas de Deux, com Penka Cangarova e Thiago de Oliveira. Os cursos são gratuitos. As inscrições devem ser feitas na recepção do teatro, hoje ou amanhã, durante o festival. As vagas são limitadas.
Fonte: Jornal de Limeira