GM e PM deflagram operação na zona rural em Limeira
terça-feira, 22 de fevereiro de 2011Pouco antes das 16h, viaturas da Guarda Municipal e da Polícia Militar da encontra Limeira saíram em comboio da sede do Batalhão da PM, no Jardim Laranjeiras.
Era mais uma operação na área rural de Limeira. Só que desta vez, a ação ganhou reforço. Tanto na terra quanto no céu. O Helicóptero Águia auxiliou o trabalho conjunto e inclusive foi responsável pela localização de um carro depenado entre as cidades de Limeira e Cosmópolis.
A operação – que reuniu cerca de 50 homens das duas corporações – foi planejada pelo Pelotão Ambiental, da GM. Parte dos homens se deslocou para a região do bairro Lagoa Nova. No entanto, as chuvas atrapalharam a ‘vistoria’. Devido ao temporal, ficou impossível fazer a abordagem.
Do outro lado da cidade, no bairro do Pinhal, o bloqueio deu resultado. Ao todo, 40 pessoas foram abordadas. Também foram vistoriados 20 carros, 14 motos e quatro caminhões. Uma moto foi apreendida, pois seu condutor não tinha habilitação. O rapaz, de 18 anos, disse que completou a maioridade em janeiro e como quebrou o braço ficou impedido de tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Apesar da justificativa, sua motocicleta foi apreendida.
A falta de documentação e até mesmo o licenciamento vencido foram responsáveis por cinco autos de infração feitos pela Polícia Militar. Isto na LIM-235, Estrada Municipal Guido Tetzner, proximidades do Centro Rural do Pinhal. Até as 18h, o bloqueio era realizado no local. “Considero o saldo positivo, embora não tenha havido prisões. Valeu para inibir os roubos e furtos que têm aumentado na região”, comenta o inspetor Nóbrega, da Guarda Municipal.
PREVENÇÃO
A operação agradou os moradores rurais. É o caso de Ester e Milton Hornhardt. O casal mora numa chácara no bairro Água Espraiada. “Não fui assaltado, mas tomei conhecimento de pessoas que foram. É uma maravilha ter a presença da Guarda Municipal e da Polícia Militar no bairro”, avalia o aposentado.
Capitão Sorge, da PM, apontou o fator surpresa como importante. Abordagens e patrulhamento rural numa segunda-feira à tarde. “O objetivo é combater a criminalidade. Independente do resultado, temos que considerar a prevenção”, diz. Opinião parecida tem o secretário de Segurança Pública, Siddhartha Carneiro Leão. “O efeito preventivo é fundamental”.
Fonte: Jornal de Limeira