Greve de ônibus urbano em Limeira é descartada por secretário e sindicato
quinta-feira, 12 de julho de 2012O secretário dos Transportes de Limeira (SP), Rodrigo Oliveira, que se reuniu na terça-feira (10) com representantes do Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Urbano de Limeira (Sindttrul) e das empresas responsáveis pelo transporte coletivo, garantiu que a greve nos ônibus urbanos do município foi descartada. De acordo com a Pasta, 70 mil pessoas utilizam o transporte coletivo todos os dias.
“Todas as reivindicações foram debatidas. As empresas farão um documento oficial que será entregue no sindicato nesta quarta-feira (11) para ser apresentado aos trabalhadores”, informou Oliveira. A pauta da reunião foi baseada na notificação extrajudicial elaborada pelo sindicato, no último dia 6, que apontava tópicos como jornada de trabalho, acidentes de trânsito, curso de transporte de passageiro, micro-ônibus e intervalista para serem avaliados.
O coordenador-geral do Sindttrul, Valter Barbosa dos Santos, disse que uma assembleia com os trabalhadores será realizada na quinta-feira (12) para que as propostas sejam expostas. “Em momento algum nós falamos efetivamente em greve. O que se falou foi sobre o estado de greve, ou seja, caso não se respondesse e debatesse as reinvindicações isso poderia evoluir”, disse o sindicalista.
“As empresas farão a regularização, no prazo máximo de 30 dias, para atender o que está previsto no acordo coletivo e no código das Leis Trabalhistas. Não será possível o retorno de 100% da escala antiga, porém, vamos regularizar a escala de trabalho”, informaram os representantes das empresas que fazem o transporte coletivo municipal. Em maio, o Sindttrul aprovou o reajuste salarial de 9% e a possibilidade de greve também foi descartada pelo sindicato.
Fonte: G1