Grupo protesta contra aumento de tarifa em Limeira
segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011Um manifesto foi feito na manhã de ontem na praça Coronel Flamínio – a Praça do Museu – em protesto ao pedido de aumento da tarifa do transporte público em Limeira.
O grupo era liderado pelo vereador Ronei Martins (PT) e distribuiu material alusivo ao movimento.
Ronei considera abusivo o valor pedido pelas empresas responsáveis pelos ônibus do transporte da cidade, de R$ 2,98. “Para que haja o equilíbrio financeiro das empresas, como é alegado, nós não precisamos de reajuste, mas sim de melhor planejamento, o que otimizaria o funcionamento do sistema”, disse o vereador.
O vereador acredita que o sistema não se adequa às necessidades da população. “É um sistema planejado para a década de 70, que se tornou ineficiente”. Ele aponta dificuldades com as linhas, demora, lotação, veículos velhos e falta de condições de trabalho aos funcionários dos ônibus.
Além do discurso com microfone e alto falante, o grupo de protesto fez uma encenação teatral, simulando o que consideram abuso na cobrança. “Com uma ‘seringa’, representamos a situação que tem ocorrido: o sangue do usuário é sugado e o dinheiro é depositado em uma sacola dos empresários”, explicou Ronei.
POPULAÇÃO
Com participação tímida, populares assistiam à explanação do grupo em protesto e recebia o material distribuído. O operador de máquinas José Carlos Rosa, 45 anos, apoiou o movimento. “Dou nota zero para o transporte. Os ônibus atrasam, cortam caminho, estão sempre lotados, além dos motoristas sem educação”, disse.
A auxiliar de limpeza Isabel Cristina de Souza reclama do possível aumento. “Está errado isso, muita gente não pode pagar por esse valor”, defendeu. Quem também não concorda com o aumento é a dona de casa Senhorinha Antunes de Araújo, 68. “O nosso salário não sobe tanto assim”, destacou.
Fonte: Jornal de Limeira