Horto Florestal de Limeira: opção de lazer nas férias
terça-feira, 17 de janeiro de 2012Para curtir as férias, a criançada conta com muitas opções de entretenimento no Horto Florestal da cidade Limeira, que possui espaços de lazer e atividades praticadas junto à natureza, unindo descanso e aventura em ambiente rodeado de muito verde e com belos visuais.
Com aproximadamente 300 alqueires, o Horto Florestal Municipal, situado na Via Jurandyr Paixão de Campos Freire (Antiga Tatuiby), oferece a seus visitantes uma estrutura para atividades recreativas, que servem de motivo para reuniões de famílias e amigos.
Praticar caminhada, conhecer o local ou simplesmente fazer um piquenique em parque rodeado de árvores, são atividades que relaxam e aumentam a sintonia com o meio ambiente natural, além de fugir da rotina e preparar a mente para as atividades rotineiras.
Minissítio
Inaugurado no ano 2000, o Minissítio, localizado dentro do Horto Florestal, é uma boa opção para a criançada. Lá é possível conhecer as características e ver de perto mini galinhas, mini caprinos, coelhos, pássaros, pavão, cavalos e vacas.
Segundo o coordenador do Minissítio, Wesley Cordaço, o espaço passou por reformas para receber a população. “Pintamos, colocamos novos brinquedos de madeira, reformamos algumas cercas próximas aos animais e temos o projeto de construção de nova cerca de madeira em toda a volta do local. Está em processo de licitação a colocação de novas placas informativas, que auxiliarão a população. Tudo isso para receber melhor as crianças neste período de férias”, conta ele.
Wesley informa que são 40 animais em exposição: “atualmente estamos com 40 animais de 15 espécies diferentes no Minissítio, entre mamíferos e aves”. O mais novo morador do local é um mini touro, ainda sem nome. O animal nasceu recentemente (na última sexta-feira, 13 de janeiro). “Não o batizamos ainda, mas em breve daremos um nome a ele. Logo o animalzinho será apresentado à criançada,” diz Cordaço.
De acordo com o coordenador, para cuidar do Minissítio é preciso seguir alguns cuidados especiais: “contamos com quatro profissionais para garantir a qualidade do local, que deve estar limpo, principalmente no ambiente dos animais. É necessário também colocar e trocar a alimentação dos bichos diariamente. Contamos ainda com o apoio dos veterinários, que acompanham a evolução de cada um dos 40 animais”.
Mais Opções
Além do Minissítio, outra boa opção de lazer no Horto Florestal é o Jardim Bíblico. Neste espaço a população encontra algumas plantas de referências bíblicas, como roseira, hortelã, arruda e oliveira.
Segundo Cordaço, em média são recebidas aos finais de semana, cerca de 100 pessoas. “Temos um livro em que pedimos aos visitantes que registrem os seus nomes. Com ele temos o controle de quantas pessoas passam por aqui”, explica.
Atualmente o Horto Florestal tem registrado o maior movimento de visitantes aos finais de semana. Os frequentadores podem usufruir de uma área voltada totalmente para o lazer familiar, que contém quiosques com churrasqueira, pias e mesas, completa estrutura sanitária, inclusive fraldário, playground e rede de alimentação.
Priscila Camila de Farias Souza, 24 anos, mãe de Guilherme Farias Souza Sevarolli, 6, conta que é frequentadora do Horto Florestal. “Sempre venho com meu filho para brincar. Há espaço para soltar pipa, correr, brincar, é uma ótima opção para toda a população. Eu me divirto com ele e recomendo a todos”, conta.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Bioatividades, Domingos Furgione Filho, informa que no Horto há outros espaços que oferecem lazer, cujos equipamentos passam por manutenção, como a tirolesa para crianças e o pedalinho, mas em breve estarão à disposição da população.
Simone Zambuzi, coordenadora do Horto Florestal, conta que o local tem segurança 24 horas. “Temos quatro guardas trabalhando 24 horas, fazendo o monitoramento por meio de revezamento em dois turnos. Estes guardas estão a serviço da população”, finaliza ela.
No Horto Florestal há ainda o viveiro, no qual o visitante pode ganhar uma muda de plantas cujas espécies estão plantadas no próprio Horto.
Fonte: Prefeitura de Limeira