Limeira: Após caos no atendimento, prazo é ampliado
sexta-feira, 4 de novembro de 2011Uma manhã de caos. Foi o retrato do atendimento realizado ontem no Departamento Tributário da Prefeitura da cidade Limeira, relativo ao Programa Especial para o Pagamento de Tributos – que concede descontos para devedores de impostos. Dentro da prefeitura, estresse e guardas municipais para conter o tumulto. Fora, centenas de pessoas na fila, que dava voltas e ocupava todo o gramado lateral do Edifício Prada.
Inicialmente, ontem, seria o penúltimo dia para participar do programa. E a informação inicial do dia era que apenas 350 senhas seriam distribuídas. O atendimento começaria às 9h, mas, antes mesmo das 8h, no entanto, o número de pessoas na fila já passava de 500.
Diante da situação, assessores do prefeito Silvio Félix (PDT) informaram pela manhã que o prazo para aderir ao programa seria ampliado. Ontem à noite, isso se confirmou: os vereadores aprovaram, em regime de urgência especial, projeto que estendeu o prazo para até o dia 22 de dezembro.
O projetista Edvaldo de Oliveira chegou às 6h e já havia 30 pessoas na sua frente. “Agora, quero só ver para atender o pessoal aglomerado lá fora”, emendou Edvaldo. O manobrista Fabiano Alves de Sá chegou 10 minutos depois e, na sua frente, já havia 50 pessoas. “Influiu muito o feriado emendado, porque tem muita gente aqui que poderia ter vindo na segunda ou terça-feira”, apontou.
MAIS PROBLEMAS
Karen Machado chegou às 8h com o filho Bruno, de apenas 2 anos. Como não havia fila preferencial, ficou na parte de fora da prefeitura. Estava indignada, sem saber se seria atendida, e reclamou da falta de informação. “Lá fora, há idosos, deficientes e gestantes. Isto é um absurdo”, protestou.
Enquanto uns sofriam, outros negociavam senhas, cujos valores variavam entre R$ 5 e R$ 70, dependendo da colocação. O JL presenciou a venda de uma colocação, mas o comprador não quis revelar o número. O primeiro lugar da fila recebeu uma oferta de R$ 500.
Às 10h, a prefeitura informou à imprensa que o prazo seria estendido. Mas isso não reduziu a confusão. É que a informação não foi passada para as pessoas da fila, que continuaram reclamando e se dirigindo à área de atendimento. Senhas extras foram distribuídas para atendimento no dia seguinte (hoje), mas a falta de informações persistiu. “Terei que ficar na fila amanhã (hoje)?”, perguntou Simone de Oliveira, com a senha 391 nas mãos.
Do lado de fora, era pior. Gente que não sabia o que tinha acontecido e, por isso, permanecia na fila. Às 11h, Caroline Calderaro, 82, já tinha encarado 4h de fila. Ao lado dela, Marciene Menconi, 30, reclamava de dores nas pernas. “Imagina as pessoas idosas então. São 4h de pé aqui fora”, reclamou. O JL chegou a explicar sobre a prorrogação do prazo, mas diante de tanta falta de informação, as duas permaneceram na fila. Mais tranquilas por saberem da prorrogação dos prazos, elas tentariam receber senhas para hoje.
1º da fila: oferta de R$ 500
O aposentado José Carlos de Souza, que não quis ser fotografado, foi o primeiro contribuinte da fila. Ele chegou à Prefeitura de Limeira às 23h de quarta-feira e passou toda a madrugada nas cadeiras do Departamento Tributário. “Fiz amizade com o guarda municipal, que me deu café e me mostrou onde era o banheiro. Foi tranquilo, mas não consegui dormir”, comentou ele, com os olhos vermelhos e a fala rouca pela falta de sono.
Parece ter valido a pena. José renegociou o IPTU não pago de vários anos anteriores. Economizou R$ 4,4 mil do montante total. “Hoje pela manhã, uma pessoa me ofereceu R$ 500 pela senha, mas mostrei a ela que iria lucrar tanto na renegociação que o valor não me faria diferença”, comentou ele, que foi atendido exatamente às 9h. O aposentado conta que mais gente passou a noite junto com ele. “Foram poucos, mas houve. Durante a manhã, logo a partir das 8h, virou um inferno. Faltou organização neste atendimento”, finalizou (André Montanher).
Fonte: Jornal de Limeira