Limeira: Campanha busca diagnóstico precoce do HIV
quarta-feira, 17 de novembro de 2010Com o objetivo de ampliar o diagnóstico precoce do HIV, a Secretaria da Saúde de Limeira iniciou a realização da 3ª edição da Campanha Estadual “Fique Sabendo” nesta terça-feira, dia 16 de novembro. A Campanha segue até o dia 1º de dezembro.
O município participará durante todo o período em oito serviços de saúde, entre unidades do Programa Saúde da Família (PSF), Unidades Básicas de Saúde (UBS), laboratório municipal e Semil (Serviço Especializado em Moléstias Infectocontagiosas).
Durante a Campanha a população será orientada sobre quem deve fazer o teste, por meio de aconselhamento voltado às questões de transmissão do HIV. O sangue será coletado gratuitamente na unidade em que o paciente for atendido e o resultado será disponibilizado em 15 dias, também na própria unidade.
Dados
Em Limeira, 90% dos casos de portadores do HIV são descobertos tardiamente, já na fase em que a imunidade está bem comprometida, levando, infelizmente, a óbito em alguns casos.
É importante ressaltar que a infecção pelo HIV, quando descoberta no inicio e com acompanhamento, oferece condições normais de vida ao portador, mas o exame que detecta o vírus é específico, não sendo diagnosticada a infecção em exames comuns.
O HIV pode demorar até 15 anos para apresentar algum sinal ou sintoma clínico de diminuição da imunidade do portador.
Campanha
A coleta ocorrerá nas unidades básicas dos bairros Cecap, Nova Europa, Parque Hipólito e Nossa Senhora das Dores e nas unidades do PSF III (Odécio Degan) e X (Parque Hipólito) de segunda a sexta-feira, das 7 às 9h. Já no Laboratório Municipal e no Semil, das 7 às 15h.
Excepcionalmente no próximo sábado, dia 20 de novembro, ocorrerá coleta no Laboratório Municipal, das 7 às 11h.
O Semil disponibilizará ainda nessa edição da Campanha o exame para o diagnóstico da sífilis, doença sexualmente transmissível que tem apresentado um aumento no número de casos e que, quando em gestantes, pode trazer conseqüências irreversíveis aos recém-nascidos.
Fonte: Prefeitura de Limeira