Limeira: Casos de dengue diminuem
segunda-feira, 5 de março de 2012A dengue é um grande problema à população. Com a chegada do verão, quando há ocorrência de chuvas abundantes, qualquer lugar onde possa parar água se torna propício para a proliferação do mosquito transmissor da dengue Aedes aegypti.
Apesar de a Secretaria Municipal da Saúde apontar, através de um balanço realizado pela Vigilância Epidemiológica, que nos dois primeiros meses de 2012 foi registrado apenas um caso de dengue em guia de Limeira, a Prefeitura teme que a doença possa crescer e se tornar uma epidemia se nos descuidarmos.
Segundo o secretário de Saúde, Gerson Hansen Martins, a diminuição dos casos de dengue deve-se às ações e campanhas bem sucedidas. “Essa diminuição não quer dizer que devemos parar, principalmente porque março, abril e maio são os meses com maiores números de pessoas contaminadas pelo vírus da dengue”, diz o secretário.
Por esse motivo, a Secretaria Municipal da Saúde pede que as campanhas de combate à dengue, a procura e eliminação de criadouros do mosquito, e outras medidas contra o vírus não se acabem. É de suma importância que as pessoas não deixem de procurar pelas Unidades Básicas de Saúde em casos de suspeita de dengue, mesmo que os sintomas tenham passado.
Dicas de combate à dengue
Cuidados: evitar acúmulo de água em recipientes como vasos, tambores, pneus e garrafas vazias, entre outros.
Sintomas: febre alta, dores musculares e nas juntas, dor no fundo dos olhos, fortes dores de cabeça, fraqueza, falta de apetite, manchas avermelhadas na pele, diarreia e vômito.
Orientação médica: se a pessoa possuir ao menos dois dos sintomas, deve procurar orientação do médico ou uma Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa.
Fonte: Canal Rio Claro