Limeira: Comissão mista fará ações contra presídio
quinta-feira, 14 de abril de 2011A luta de moradores do Jaguari, em Limeira, contra a instalação de um presídio no bairro ganhou agora mais um reforço: a cidade de Americana.
Ontem, em reunião que contou com representantes dos dois municípios, foi criada a Comissão Mista Limeira/Americana. A ideia é realizar um forte movimento para que o governo do Estado se sensibilize e decida instalar um presídio em outra área em Limeira.
Americana decidiu entrar na “briga”, pois a cadeia no Jaguari fica a menos de quatro quilômetros do bairro Zanaga, que pertence à cidade e faz margem com a Rodovia Anhanguera. “São cerca de 30 mil moradores no Zanaga. E o pessoal de lá não quer o presídio, pois também vai ser afetado”, declarou Glória Spanhol, moradora de Limeira, que participou da reunião de ontem. Ela tem familiares que moram no Jaguari. “Estamos preocupados com essa situação”, disse ela, referindo-se ao impasse, que já dura muito tempo.
É que o prefeito Silvio Félix (PDT) garante que a unidade prisional não vai ser instalada no bairro do Jaguari – isso em virtude de o local ser de proteção ambiental. Já o governo estadual tem confirmado a sua posição que a área escolhida desde 2009 está mantida e que até mesmo o processo de desapropriação do terreno já foi iniciado pela Secretaria de Administração Penitenciária (SAP). Félix nega, mas teria sido ele quem propôs o imóvel do Jaguari ao Estado para instalação de uma cadeia.
A população do bairro não é contra a vinda de uma unidade para Limeira. O que é questionado é a localidade – próxima de residências, escola e até uma igreja do Jaguari.
AÇÕES
Participaram da reunião de ontem moradores e políticos das duas cidades – de Limeira, o secretário-chefe de Gabinete, José Carlos Pejon, e o vereador Paulo Hadich (PSB).
A comissão mista vai colher assinaturas para enviar ao governador Geraldo Alckmin (PSDB).
Também serão feitas manifestações e panfletagens. Uma das ações está programada para o próximo domingo, em uma tradicional feira livre no bairro Zanaga. “Vamos falar também com os deputados de Americana. A cidade tem três deputados que poderão nos ajudar”, disse Glória, referindo-se aos parlamentares Vanderley Macris (federal/PSDB), Cauê Macris (estadual/PSDB) e Chico Sardelli (estadual/PV).
Fonte: Jornal de Limeira