Limeira disputa Nissan com Tatuí e SBO
segunda-feira, 5 de setembro de 2011Enquanto a Prefeitura da cidade Limeira se movimenta para trazer a Nissan para a cidade, outros municípios do Estado também abrem contato com a montadora japonesa. Tatuí e Santa Bárbara d’Oeste estão na disputa.
No final de junho, o presidente da Nissan, Carlos Ghosn, afirmou que a montadora decidiria, até o fim deste ano, a localização no Brasil de uma nova fábrica, com capacidade para a produção de 200 mil veículos por ano. Os investimentos podem girar em torno de US$ 1 bilhão.
A Assessoria de Imprensa da Nissan confirmou ontem esta informação ao Jornal de Limeira, mas disse que as negociações correm em sigilo. Em Limeira e em Tatuí, o Executivo não confirma e nem desmente os boatos. Já em Santa Bárbara d’Oeste, a prefeitura não esconde que as negociações estão ocorrendo. “A Nissan realmente manifestou interesse em instalar uma unidade em Santa Bárbara d’Oeste”, informou em nota.
A Secretaria de Comunicações de Limeira nem respondeu, mais uma vez, ao questionamento do Jornal. Em Tatuí, o JL apurou que as informações estão sendo fornecidas extraoficialmente pelos sete proprietários da área de 350 mil metros quadrados, às margens da rodovia Castelo Branco, próximo à divisa com o município de Cesário Lange, onde a empresa se instalaria. Os proprietários teriam afirmado que executivos da Nissan se reuniram no dia 26 de agosto com o prefeito local para conhecer a área.
Tatuí já tem experiência automotiva, o campo de provas da Ford e também uma unidade da Yazaki, fabricante de chicotes, ficam no município.
EM LIMEIRA
No início de agosto, foi publicado um decreto do prefeito Silvio Félix (PDT) tornando utilidade pública uma área de 172 alqueires, que irá abrigar um distrito industrial às margens da rodovia Engenheiro João Tosello (SP-147), que liga Limeira a Mogi Mirim.
A prefeitura não confirmou, mas o JL apurou que o terreno seria oferecido à Nissan. A área tem 4,16 milhões de metros quadrados e fica no bairro do Pinhal. Está dividida em 11 imóveis. Um dos proprietários é Frederico Guilherme Ivers.
A Nissan Motor é a segunda maior montadora do Japão e planeja aumentar sua margem de lucro para 8% nos próximos seis meses. No ano fiscal passado, encerrado em março de 2011, a Nissan vendeu 4,19 milhões de veículos no mundo. No Brasil, foram 35,7 mil unidades, das quais 60% de modelos nacionais. Sua participação no mercado nacional foi de 1,07%.
Fonte: Jornal de Limeira
o que se fala na cidade de Limeira é que a Nissan já comprou a área de 172 alqueires p/ instalar na cidade