Limeira: Em circulação, novo vírus da dengue preocupa
quarta-feira, 6 de abril de 2011Está confirmado. O vírus do tipo 4 da dengue circula pelo Estado de São Paulo. Ele foi identificado pela primeira vez e preocupa. É que os pacientes infectados por este tipo da doença podem manifestar quadro mais grave, embora os sintomas sejam os mesmos. A dengue era transmitida, até então, por três tipos de vírus – 1, 2 e 3. “Os mais comuns são o 1 e o 3″, comenta o secretário de Saúde de Limeira, Gerson Hansen Martins.
A pessoa infectada pelo tipo 4 é moradora de São José do Rio Preto e já está curada, segundo a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Ela não tinha histórico de viagem recente a outros estados brasileiros, onde o tipo mais grave de transmissão da dengue também circula. Ele foi verificado no Brasil pela primeira vez 28 anos atrás.
Com a circulação do novo tipo, vem a preocupação. “É que a população brasileira não tem imunidade em relação ao tipo 4″, comenta Martins. O surgimento do novo vírus, comenta ele, era esperado. “As distâncias são pequenas, o que aumenta o risco de propagação da doença e do vírus”, cita. Inicialmente, a rotina de sorologia deve ser mantida. “Só vamos pedir se aparecerem casos graves, inclusive de hemorragia”, revela o secretário de Saúde da cidade.
O Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE), órgão estadual, está comunicando os serviços municipais de vigilância para que estejam atentos a possíveis novos casos suspeitos de dengue do tipo 4. A circulação do novo vírus, entretanto, não altera a rotina de controle de vetores (combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue) ou do manejo clínico de notificações suspeitas nos serviços de saúde.
CASOS
Limeira contabilizou ontem 289 casos de dengue. Por enquanto, não há expectativa de uma redução brusca nas ocorrências. “Nos próximos dois meses, ainda deveremos ter muitos casos. Eles devem cair a partir de junho, quando a temperatura reduz mais. Daqui para frente é tentar controlar a situação, mas sem pânico”, diz Martins.
Os sintomas da dengue são os mesmos para os quatro tipos de vírus. São eles: febre alta, dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjoo, vômito e manchas vermelhas na pele, acompanhadas ou não de dores abdominais e sangramentos espontâneos. O paciente com estes sinais deve procurar atendimento médico. E mais. Manter-se hidratado e não se automedicar.
Fonte: Jornal de Limeira