Limeira: Escolas ainda precisam se adaptar à nova lei
segunda-feira, 29 de novembro de 2010As escolas públicas e privadas têm até agosto de 2011 para incluir o ensino de música na grade curricular dos ensinos Fundamental e Médio. Em Limeira, os alunos têm aulas de música em escolas municipais e particulares.
No entanto, o município oferece educação musical, diferente do que o Ministério da Educação (MEC) exigirá a partir do 2º semestre do ano que vem. Ainda não existe um projeto de inclusão do ensino em escolas municipais e estaduais.
A lei, sancionada em 2008, determina que a música faça parte da aula de artes. No município, a educação musical é trabalhada desde 2007 em todas as escolas.
O ensino está inserido na área de artes e é ministrado por professores da própria escola, que receberam treinamento. “Não existe um ensino de música com professores especializados. Todas as escolas têm educação musical, desde o berçário até o 4º ano. Mas é uma preparação, algo mais primário. A nova lei determina que exista um ensino de música regular”, explicou a coordenadora da área de música do município, Cecília Schulz.
Segundo ela, a educação musical desenvolve o gosto pela música e os alunos participam de bandinhas com instrumentos de percussão. “Neste ano vão se formar professores, de sete escolas, em um curso de flauta. Eles estarão aptos para ensinar flauta na sala de aula”, contou.
Fonte: Jornal de Limeira