Limeira: GM e população voltam se confrontar
quinta-feira, 12 de janeiro de 2012Moradores do Residencial Ernesto Kühl, em guia da cidade Limeira, voltaram a entrar em confronto com forças de segurança no final da tarde de anteontem. Segundo o relato de guardas municipais, a população arremessou pedras em direção aos gms durante a prisão de um adolescente, 16, que estaria vendendo drogas no bairro. Três guardas realizavam ronda pelo bairro, quando avistaram o garoto abaixado para pegar algo. Ao ver as motos do Guarda, o jovem teria tentado correr e acabou caindo, momento em que foi abordado pelos agentes.
Conforme consta no boletim de ocorrência, o adolescente teria resistido a prisão e entrado em luta corporal com os gms. Ninguém ficou ferido. Os guardas ainda relataram que o menino teria instigado moradores do bairro a ficarem contra os gms. No local onde o menino foi avistado, os guardas localizaram 15 porções de maconha. A quantia de R$ 9 ainda foi apreendida com o menino.
REFORÇO
Após o início do confronto, cerca de 20 guardas foram acionados para prestar apoio a ocorrência. Inspetor da GM Raul disse que os moradores do bairro tentaram retirar o adolescente da viatura e que algumas pessoas estariam com carrinhos de bebê vazios, para gerar mais tumulto. “Chegamos para dar apoio a guarnição que já estava lá e fomos recebidos a pedradas. Uma das motos chegou a ter uma das laternas danificadas”, contou.
O guarda também falou que a todo momento chegavam mais pessoas para tentar pressionar os guardas e liberar o adolescente. “Tinha muita gente. Algumas crianças estavam no meio da confusão e eram tão pequenas, que mau conseguiam segurar as pedras que pretendiam arremessar em nossa direção”.
Ainda conforme consta no boletim de ocorrência, para conseguir sair do bairro, um dos gms que participou da operação precisou efetuar dois disparos com balas de borracha. “Se o disparo não tivesse sido efetuado, não conseguiríamos sair do local”, concluiu o gm. O adolescente foi apreendido e encaminhado ao setor de Custódia da Polícia Civil.
Essa não é a primeira vez que forças de segurança entram em confronto com a população em Limeira. Em outubro do ano passado, moradores do Ernesto Kühl e do Residencial Odécio Degan entraram em confronto com policiais militares. Na ocasião, a população acusou os pms de terem atropelado um pedestre durante uma perseguição. Caso semelhante também foi registrado no Residencial Olindo de Luca.
Fonte: Jornal de Limeira