Limeira instala sistema que auxilia os cegos nos embarques de ônibus urbanos
terça-feira, 11 de dezembro de 2012A cidade de Limeira está se tornando o terceiro município brasileiro a implementar em toda a sua frota de ônibus o DPS2000, sistema eletrônico desenvolvido pela Geraes Tecnologias Assistivas. Por meio dele, o cego pode chamar o ônibus correto em que deseja embarcar e é avisado por som quando o mesmo chega ao ponto. A instalação dos aparelhos nos veículos será concluída nesta semana, e os treinamentos com motoristas e deficientes visuais já começaram.
De acordo com o diretor de transportes da cidade, Luís Augusto Lopes Xavier, a implementação do sistema na cidade vai melhorar a vida dos deficientes visuais. “Após os testes com o DPS-2000, verificamos que o custo-benefício era viável. Decidimos então adotá-lo em nossa cidade, arcando com todos os custos. Nosso intuito é o de melhorar sensivelmente a qualidade de vida e facilitar o direito universal de ir e vir dessas pessoas”, explicou.
Em Rio Claro atualmente não existe nada voltado ao transporte público que vise facilitar a vida dos deficientes visuais.
Segundo Cristina Rodrigues da Silva, que trabalha como auxiliar administrativo do Centro Municipal de Atendimento ao Cego (CMAC), a implementação de um sistema semelhante a esse em Rio Claro facilitaria muito a vida dos portadores dessas necessidades.
“Hoje em dia eles encontram muita dificuldade na hora de subir em um ônibus, eles precisam de ajuda das pessoas para saber onde é o ponto e quando o ônibus está vindo. Sozinho, é bem difícil”, afirma.
Ela fala ainda do semáforo de pedestres instalado na Rua 1. “Quando o sinal está verde para o motorista e a pessoa aciona para poder atravessar na faixa, ele emite uma frase orientando a pessoa a aguardar até o sinal ficar vermelho para o motorista, porém não avisa quando o pedestre pode passar, então existe uma falha aí”, conta.
Outro problema existente e relatado são as condições gerais das calçadas. “A cidade deixa muito a desejar no que diz respeito à acessibilidade do cego pelas ruas, as calçadas estão muito mal conservadas, os orelhões são outros vilões, eles deveriam ter uma sinalização em volta para que, com a bengala, o cego pudesse saber que existe o equipamento logo à frente, os portões eletrônicos também são causadores de acidentes”, fala.
Ela ainda relata que muitos comerciantes desrespeitam a legislação e colocam produtos em exposição nas calçadas, vasos, cadeiras, tudo que atrapalha o cego na hora da locomoção”, salienta.
Atualmente o CMAC de Rio Claro atende a 35 portadores de deficiência visual.
LIMEIRA
A tecnologia do DPS2000 já é utilizada em outras duas cidades no Brasil: Cidade Jaú e Araucária (PR).
Representantes da Geraes Tecnologias Assistivas iniciaram na segunda-feira (26) os treinamentos com os motoristas que trabalham no transporte público da cidade. Na quinta-feira (29) foi a vez dos deficientes visuais receberem as orientações. “Nossa expectativa é realizar o treinamento com todos os motoristas e depois. do dia 3 a 5 de dezembro, nas próprias empresas de ônibus, que são a Limeirense e a Rápido Sudeste. No caso dos deficientes visuais, vamos ministrar um dia de treinamento com um grupo de doze pessoas, selecionadas pelo Centro Educacional João Ficher, na própria escola. Esse grupo será responsável por multiplicar os treinamentos com os demais usuários”, explicou Adriano Assis, gerente comercial da Geraes.
Fonte: Jornal A Cidade