Limeira intensifica combate à dengue
quinta-feira, 17 de novembro de 2011As oito equipes de agentes de combate à dengue, do Centro de Controle de Zoonoses, da Secretaria da Saúde de guia da cidade Limeira, estão trabalhando intensamente na divulgação de como prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti.
Limeira registrou até quinta-feira, 10 de novembro, 2.359 casos confirmados de dengue.
O trabalho dos agentes é fiscalizar as casas, eliminando os locais onde há água parada. Eles orientam os moradores sobre como manter os vasos de plantas, piscinas, caixas dágua, aquários, bebedouros para animais, mas eliminando os criadouros do mosquito, além de orientar sobre os sintomas da dengue.
“Aparecimento de manchas na pele, febre alta, dores de cabeça, no fundo dos olhos, nas juntas e nos músculos, cansaço, falta de apetite são os sintomas da doença e ao sentir estes sintomas indicamos que a pessoa vá até o posto de saúde mais próximo”, informou Vânia de Cássia Silverio de Castro, supervisora de equipe da área 7.
A rotina de trabalho das equipes de agentes de combate à dengue é percorrer as casas da área a que dão cobertura. “No quarteirão percorremos as casas para visita de rotina. No caso das casas fechadas deixamos a observação como pendente, para que possamos, em outro dia e outro horário, refazer a visita. O nosso objetivo é entrar em todas as casas”, destacou Vânia.
No condomínio Roland 3, onde há 255 lotes com 80 casas e 60 construções, o trabalho preventivo de combate à dengue tem o apoio dos moradores. “Independente das visitas dos agentes, o condomínio orienta os moradores para não proporcionar em suas casas os criadouros deste mosquito”, disse o síndico do condomínio, Maicon Thereza.
A dona de casa Josiane Batista, 22 anos, moradora do Regina Bastelli, mostrou sua casa para os agentes da saúde. “Orientamos a moradora a respeito da caixa dágua, que deve ser coberta, e da água que é deixada para o cachorro, que deve ser trocada com frequência, evitando assim a água parada”, destacou a agente de combate à dengue.
A Secretaria da Saúde informou que para percorrer todas as casas, incluindo as de aluguel e as em construção, serão feitas reuniões com os responsáveis pelas imobiliárias e também com as construtoras. “Este é um trabalho em conjunto que visa a saúde pública da nossa cidade”, alertaram as agentes.
Para mais informações sobre a dengue e o trabalho dos agentes, os telefones são (19) 3441-3548 ou 3451-3546.
Fonte: Canal Rio Claro