Limeira: Justiça autoriza “saidinha” para 92 presos
sexta-feira, 6 de maio de 2011A Justiça da cidade Limeira autorizou a saída temporária para o Dia das Mães a 92 presos do Centro de Ressocialização (CR). Todos eles seguem em regime semiaberto e, por isso, têm direito ao benefício, facultado em lei.
De acordo com despacho do juiz Luiz Augusto Barrichello Neto, corregedor de presídios e responsável pela 2ª Vara Criminal, os detentos poderão deixar a cadeia hoje, a partir das 8h, devendo retornar na segunda-feira, até as 12h. Os 92 presos estarão monitorados pelas tornozeleiras eletrônicas.
Durante o período que estiverem com suas famílias, os detentos não poderão ficar fora de casa entre 22h e 6h. “No restante do dia, ficam proibidos de frequentar bares, casas de jogos, zonas de prostituição e outros lugares de reputação duvidosa”, cita o magistrado.
Se o preso não retornar ao CR ou mesmo chegar atrasado, pode perder direito ao benefício. E com as tornozeleiras eletrônicas, se o reeducando também não respeitar os horários estipulados – como ficar fora de casa durante a madrugada -, ele também poderá ser penalizado. Uma central controlada pela Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) vai monitorar os presos e qualquer irregularidade poderá ser flagrada pelo equipamento, que não pode ser retirado pelos presos em hipótese alguma.
O juiz pede a colaboração da população no sentido de denunciar possíveis descumprimentos da ordem entre os presos beneficiados pela “saidinha”. As irregularidades poderão ser comunicadas, por carta, no Fórum de Limeira, localizado na Rua Boa Morte, 661, no Centro; via site do Tribunal de Justiça de São Paulo (tj.sp.gov.br); ou pelo disque-denúncia, no telefone 0800-111544.
Na saída temporária de Páscoa, um preso retirou a tornozeleira, mas acabou voltando ao CR em horário atrasado. Um segundo detento também cometeu falhas durante o feriado e ambos tiveram sustado o regime semiaberto em que se encontravam.
Fonte: Jornal de Limeira