Limeira: Praça abandonada tira opção de lazer de jovens
terça-feira, 29 de março de 2011Uma praça de esportes no Jardim São Paulo, na cidade Limeira, está completamente abandonada. E quem sofre são os vizinhos, que convivem com a falta de opções de lazer, além dos inconvenientes gerados pelo local. Os transtornos são, por exemplo, o uso e o tráfico de drogas nas dependências, a prática de prostituição e animais peçonhentos avançando para as casas.
A autônoma Mayara Penha Salvador, de 19 anos, lamenta o estado da praça. “Temos uma coisa boa, mas, infelizmente, não podemos usar”, disse. Segundo ela, quando limpo, o espaço é bastante utilizado por crianças. “Elas gostam de brincar lá, mas deste jeito, cheio de mato, não tem como deixar”, afirmou.
Ela relata também que pessoas ficam dentro dos vestiários abandonados, possivelmente para usar drogas. O Jornal de Limeira esteve na praça e pôde constatar que, de fato, há indícios da prática. Cápsulas de drogas vazias, vestígios de fogo e mesmo preservativos usados estão espalhados pelos cômodos.
Além do mato alto cobrindo toda a extensão da praça – campos de futebol, áreas de descanso e os arredores dos vestiários -, há pichações por dentro e por fora, vidros quebrados e lixo. E ainda, dentro dos vestiários, o odor é desagradável, o que indica que os banheiros vêm sendo usados sem a devida higiene necessária. Algumas grades estão arrombadas e alambrados estourados.
INTERESSE
Adolescentes estudantes, moradores do bairro, dizem se interessar pelo local, mas reclamam de não poder utilizá-lo. “Não tem nem como entrar. Só tem mato alto. É impossível usar os vestiários. Precisavam melhorar para a gente usar”, afirmou Pedro Afonso Salvador, 15. João Marcos Cruz Possidonio, 11, diz que nas poucas vezes que o lugar é limpo, o serviço não é completo. “Da última vez, ficou toda a grama aí. A gente que teve que carregar para poder jogar bola. Seria muito bom utilizar o campo para nossas partidas”, comentou.
PISTA DE SKATE
Jean Gabriel de Souza, 12, pede mais. “Podiam colocar uma rampa de skate. Gostamos de andar, mas temos que improvisar na rua mesmo”, disse. Jean relata que já pediu isso a autoridades municipais. “Já pedi ao prefeito. Falei com o vereador Ronei, que é da minha igreja, para que falasse com ele que queremos essa rampa aqui”, contou.
Os meninos aguardam ansiosos. “Só temos como opção uma rampa no Jardim São Francisco, mas não é um lugar bom lá. Ficam pessoas lá que não querem que a gente brinque no local”, relatou. Eles sugerem, inclusive, como opção, um terreno que fica ao lado da praça, no mesmo endereço, que também está coberto por mato.
A Secretaria do Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Bioatividades informou, por meio da Assessoria de Imprensa da prefeitura, que a capinação e a limpeza da praça do Jardim São Paulo e da área de lazer serão realizadas hoje. Sobre o campo de futebol, a pasta comunicou que já está em andamento uma licitação para a reforma de toda a estrutura.
Fonte: Jornal de Limeira
Mais notícias sobre Limeira:
- Americana e Limeira prometem fazer manifestação contra o CPP
- Suplente de parlamentar cassado é empossado na Câmara de Limeira
- Limeira oferece vagas para oficina cultural em julho
- Capitão da PM de Limeira é feito refém com a família durante assalto
- Polícia procura por homem suspeito de atirar em família em Limeira