Limeira tem 1º caso de dengue no ano
sexta-feira, 14 de janeiro de 2011Segundo o secretário municipal de Saúde da Cidade Limeira, Gerson Hansen Martins, um homem que mora em Atibaia (SP) e trabalha em Limeira é a pessoa infectada pela doença. “O caso foi notificado ontem. É a primeira ocorrência, mas não daqui. Veio de outra cidade”, comenta.
Segundo ele, o homem – que não teve a idade revelada – já está fora do período de transmissão da doença. “Ele fez o teste rápido em nosso laboratório e deu positivo. Porém, como já se passaram sete dias da doença, atualmente, não há mais como transmiti-la”, cita.
Em 2010, a cidade fechou o ano com 774 casos da doença, sendo 1.254 notificações. De 2000 para cá, o ano que mais registrou casos foi 2001, com 855.
Como o Jornal de Limeira já mostrou, o município sofre com a carência de agentes de saúde. Ao todo, são 50 agentes para cobrir toda a cidade. Quem também auxiliaria no combate à dengue são os funcionários do Programa Saúde da Família (PSF) – 70, no total.
No final do ano passado, novos cargos de agentes de saúde foram criados. São 30 vagas – que serão disputadas em concurso público – para Agente de Combate às Endemias.
A previsão da Secretaria Municipal da Saúde é de que os casos de dengue em 2011 cheguem a 2,8 mil. Neste início de ano, a Secretaria da Saúde já contabiliza 14 suspeitas da doença, cujos sintomas são febre alta, dores de cabeça, no fundo dos olhos, nas juntas e nos músculos, cansaço, falta de apetite, manchas vermelhas na pele e, em alguns casos, diarreia e vômito.
Fonte: Jornal de Limeira