Mal súbito em motoristas é a causa de 24 acidentes por ano em Limeira
terça-feira, 6 de novembro de 2012Levantamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Limeira (SP) mostra que quadros de mal súbito em motoristas causam dois acidentes graves por mês (ou 24 em um ano) na cidade. “São dois casos que a gente consegue confirmar, mas sabemos que o número pode ser maior. Observamos com frequência casos em que o motorista se sente mal, mas não quer parar”, disse Agnaldo Pispico, médico do Samu de Limeira.
Na metade dos casos de mal súbito no trânsito, de acordo com o médico, o motorista sofre uma arritmia cardíaca, que leva ao desmaio e à consequente perda de consciência em apenas sete segundos. “Se vejo que começo a passar mal busco ajuda em um posto de combustíveis ou na estrada mesmo. É que, se não buscar socorro, além da gente correr o risco de morrer, ainda pode matar os outros”, disse o motorista Arlindo Veríssimo.
Para o diretor do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas da cidade de Campinas, Carlos Panzan, a recente regulamentação da profissão de motorista deve forçar um maior controle sobre a saúde da categoria. A entidade, inclusive, lançou uma campanha para conscientizar os motoristas e diminuir os riscos de acidentes.
O Serviço Social do Transporte (Sest) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) também realizam trabalhos preventivos. “São exames de aferição de pressão arterial, testes de glicemia e algumas campanhas envolvendo até vacinação”, informou Marccelo Jacober de Moraes, diretor da entidade.
Fonte: G1