Placas divergentes confundem motoristas de Limeira
segunda-feira, 5 de setembro de 2011A divergência de placas que sinalizam a velocidade permitida em vias que têm a presença do radar estático está confundindo e revoltando condutores em Encontra Limeira. Isto porque, sem saber a velocidade ideal, alguns chegam a ser multados por excesso de velocidade, acreditando estarem certos devido à diferença nas placas.
Um exemplo é a avenida Lauro Corrêa da Silva. É comum um radar ser instalado na subida da via – da rotatória da Barroca Funda até o início do Jardim Santa Lina. Porém, ao menos três placas existem no trecho e confundem o motorista.
Ao entrar na via, é sinalizado que a velocidade permitida é de 60 km/h. Em seguida, devido à presença de um colégio particular do outro lado da rua, a velocidade cai para 40 km/h. Dois a três metros depois, o radar está instalado, deixando a dúvida sobre a velocidade que é considerada na aplicação da multa. Em seguida ao aparelho de fiscalização, está uma nova placa, apontando novamente para 60 km/h.
O vendedor Paulo Pires, 49 anos, reclama da situação. “Isso é uma pegadinha, um desrespeito ao motorista. Você vem acreditando que a velocidade é 60 km/h. Por isso está a uma média de 50 km/h, mas acaba sendo multado por estar acima da velocidade de uma placa que está a alguns metros do radar”, lamentou.
Pires foi multado recentemente na rodovia Cássio de Freitas Levy, a Limeira-Cordeirópolis, no km 6,2, pelo mesmo problema. No início da via, a velocidade permitida é 60 km/h. O vendedor seguia a 49 km/h quando a velocidade mudou para 40 km/h e logo adiante havia o radar, que pegou o motorista desprevenido. “Não se sabe qual é a velocidade certa. Era uma placa no meio de duas outras. Isso nos engana. É má-fé. Não poderia acontecer”, reclamou.
O Jornal de Limeira relatou a situação para a Secretaria de Comunicações da Prefeitura de Limeira e questionou qual placa realmente vale – se é válida a regra do condutor seguir a placa que está a, no máximo, 100 metros de distância do radar; se neste caso, quem sobe a avenida a mais de 40 km/h e menos de 60 km/h será multado; e se não há possibilidade de deixar o radar em local mais apropriado, sem causar confusões. Não houve resposta.
Fonte: Jornal de Limeira
Mais notícias sobre Limeira:
- Crescem pedidos na Justiça de Limeira por remédio
- COMPLAN discutirá fiscalização e acompanhamento de políticas territoriais ambientais em Limeira
- Polícia prende quadrilha suspeita de explodir caixas eletrônicos em Limeira
- PAT Limeira oferece vagas de emprego diversas áreas de atuação
- Dona de casa faz BO por furto de sete galinhas no fundo de casa em Limeira