Prefeitura de Limeira apura denúncia de compra superfaturada de câmeras
sexta-feira, 29 de junho de 2012A Prefeitura de Limeira abriu sindicância, na última sexta-feira (22), para apurar denúncias de superfaturamento na aquisição de equipamentos do serviço de monitoramento eletrônico da Guarda Civil Municipal. A portaria foi divulgada na manhã desta terça-feira (26) pelo Executivo. Foram entregues documentos e um vídeo com irregularidades à administração.
Uma denúncia anônima indica que as câmeras teriam sido adquiridas com favorecimentos de empresa, desvio de materiais, dinheiro e sucateamento de produtos. Segundo o secretário municipal de Segurança Pública de Limeira, Walmir Lunardi, os equipamentos foram comprados em 2009. “A comissão responsável pelas sindicâncias vai precisar de um levantamento dos documentos da época para poder fazer a análise desse processo”, explicou Lunardi.
Quatro envolvidos
Os documentos apontam o suposto envolvimento de quatro pessoas, que devem ser ouvidas durante as investigações. “A denúncia cita o nome de três funcionários da Prefeitura concursados e de um nomeado. Essas pessoas já estão sabendo e se dispuseram a colaborar prontamente com a investigação”, afirmou o secretário.
Documentos e vídeo
Além dos documentos, a Prefeitura de Limeira recebeu também um vídeo que levanta a questão dos suportes de câmeras que estão guardados em uma caixa e em desuso. “Após a denúncia fomos verificar se esse material estaria parado mesmo, mas, na verdade, os suportes não foram utilizados porque foram substituídos por outro equipamento projetado para prender as câmeras na parede”, justifica o secretário.
Para Lunardi, os suportes provavelmente faziam parte do kit na compra das câmeras o que, segundo ele, será também analisado durante a investigação. “É como quando você compra um telefone, que vem com acessórios que você não precisa”, compara o secretário. “Mas em momento algum houve prejuízo ao sistema de monitoramento”, garantiu Lunardi.
Fonte: G1