Procon realiza curso de Capacitação Financeira em Limeira
sexta-feira, 6 de julho de 2012A diretoria de Relações Institucionais da Fundação Procon São Paulo (SP) realizou nesta quinta-feira, dia 5 de julho, um curso de Capacitação em Educação Financeira com os coordenadores regionais com o objetivo de promover a integração dos Procons conveniados.
A reunião foi dividida em duas partes, na primeira trataram-se dos problemas de cada cidade, como os bancos que não atendem as necessidades dos clientes, problemas financeiros com empréstimos, lojas e suas mercadorias entre outros.
A analista de Defesa ao Consumidor, Silvana Moreira, que dirigiu a segunda parte, deu algumas noções de educação de consumo, ou seja, algumas dicas e alertas para os funcionários do Procon repassarem à população uma melhor capacitação financeira.
José Reinaldo de Campos Júnior, coordenador do Procon Limeira, fez um alerta ao consumidor em relação aos refinanciamentos que são ações muito utilizadas hoje em dia. O coordenador ainda disse “estamos aqui para levar ao público um consumo melhor, uma maneira de elaborar uma planilha orçamentária mais produtiva”.
Carlos Coscarelli, chefe do gabinete da Fundação Procon SP, um dos palestrantes da primeira parte da reunião, relatou a importância dessa convenção e informou que este evento é feito mais de uma vez ao ano com a intenção de esclarecer o que ocorre na região e em seus municípios.
Além de Coscarelli, Maria Antônia Damiano, assessora da Diretoria de Relações Institucionais; José Renato Raposo, assessor das Fundações Regionais de São Paulo; e Regina Lunardelli, diretora de Relações Institucionais, compuseram a mesa da primeira parte da reunião.
Regina informou que, quando o consumidor procura o Procon, a empresa notificada tem 10 dias para se manifestar e, neste período, a associação resolve 90% dos casos, o restante que não é resolvido na primeira tentativa, é direcionado para uma audiência para conciliação entre o consumidor e a empresa.
A diretora ainda destacou que “o Procon não é só uma fundação baseada em atendimentos e fiscalização, mas também em prevenção na vida do consumidor”.
Participaram aproximadamente 30 pessoas, representando 20 municípios e levando os problemas de suas cidades para a Fundação Procon SP.
O Procon de Limeira atende na Largo Boa Morte, 725 – Centro, das 8h ás 17h, e o telefone para contato é 3404-6546.
Fonte: Prefeitura Limeira