Projeto de R$ 3,5 milhões em Limeira ampliará tratamento de água em 41 por cento
terça-feira, 6 de novembro de 2012A Estação de Tratamento de Água (ETA) de Limeira (SP) terá a capacidade de operação ampliada em 41% com a construção de dois novos módulos, orçados em R$ 3,5 milhões. Inaugurada na década de 1960, a estação funciona hoje com quatro módulos e trata 850 litros de água por segundo, volume que já se aproxima da demanda de consumo do município. Com as obras, a ETA tratará 1.200 litros de água por segundo, conforme informações divulgadas no último dia 30, pela concessionária Foz do Brasi, responsável pelo saneamento da cidade.
O recurso investido também inclui a instalação de processos inovadores de filtração e lavagem dos filtros, além de verba para a automação da operação da ETA. De acordo com a Foz do Brasil, durante as obras o abastecimento da cidade não terá oscilações, uma vez que a reforma será gradativa. “A reforma será iniciada em um módulo somente quando o anterior estiver pronto para o funcionamento, sem que seja preciso interromper o abastecimento”, afirmou o engenheiro José Gabriel Soares.
Necessidades futuras
Após a ampliação dos dois novos módulos, serão reformados os quatro já existentes, que também devem operar com as novas tecnologias. “A ampliação da ETA, bem como os demais crescimentos de infraestrutura do saneamento, são projetados para acompanhar a demanda de necessidades futuras”, disse o diretor da concessionária em Limeira, Sandro Stroiek.
Fonte: G1