Samu tem média de 45 atendimentos por dia em Limeira
terça-feira, 2 de outubro de 2012O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) completou ontem um ano de atendimento em Limeira. Nesse período, foram contabilizados 172.205 quilômetros rodados pelas ambulâncias do serviço para atender 18 mil chamados – uma média de 45 por dia. Do total de atendimentos, 60% são por causas clínicas – doenças cardiovasculares e 40% por traumas (acidentes). De acordo com a coordenadora de enfermagem do Samu, Gisele Corrêa Barbosa, conforme nota divulgada pela Secretaria de Comunicações, a cada dois dias, o serviço atende uma vítima grave. Do total de atendimentos, 183 pacientes precisaram de entubação orotraqueal – destes, 115 sofreram parada cardíaca.
“Das ocorrências envolvendo paradas cardíacas, o Samu conseguiu reverter 35% no ato do atendimento. Este número é muito bom, quase alcançando a taxa dos melhores serviços americanos, que é de 40%”, comenta o secretário de Saúde, Gerson Hansen Martins.
Em uma avaliação realizada pelo governo federal no município, a unidade local recebeu a classificação mais alta. “Além de Limeira, apenas mais duas unidades do Samu no país possuem essa classificação mais alta. Agora aguardamos a publicação da avaliação para recebermos financiamento maior, que ajudará a melhorar o trabalho desenvolvido”, explica Gerson.
Atualmente, o Samu conta com uma equipe administrativa composta por três funcionários, mais três coordenadores, além de 26 médicos, 13 técnicos de enfermagem, seis enfermeiros, dois rádio-operadores, 20 motoristas, três assistentes administrativos, cinco auxiliares gerais e cinco técnicas em auxiliar de regulação médica.
Novamente segundo o secretário de Saúde, o Samu de Limeira ainda possui todos os equipamentos necessários para realizar atendimentos de todos os tipos.
Para o próximo ano, projetos com treinamento para a população em geral, professores e atividades com crianças – com a implantação do “Samuzinho” nas escolas – devem fazer parte do calendário do órgão. O Samu atende pelo telefone 192.
Fonte: Jornal de Limeira