Vacinação em Limeira começa movimentada nos postos
quarta-feira, 22 de junho de 2011Começou ontem a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação. Crianças menores de 5 anos receberam a primeira dose da vacina contra a poliomielite (paralisita infantil) em Limeira. Já crianças de 1 a 6 anos foram vacinadas com a tríplice viral – que imuniza contra o sarampo, a rubéola e a caxumba.
A UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Nova Europa era uma das mais movimentadas na manhã de ontem. Segundo a coordenadora da UBS, Camila Rezende, o movimento foi grande. “Temos recebido muita gente. Não paramos um minuto”, disse.
Ela enfatizou que a campanha continuará até o dia 1º de julho. Em Limeira, diversos postos de saúde estão incluídos na campanha (veja relação de postos de saúde ao lado). Para receber a vacina, os pais ou responsáveis devem levar o cartão de vacinação para atualização das doses.
A dona de casa Paula Ruggi, 24, levou a filha Clara, de 11 meses, para tomar a “gotinha”. “Acho que é necessário manter todas as vacinas sempre em ordem, para que ela esteja protegida das doenças”, disse.
Viviana Bastelli Paroli, 37, esteve com o filho Lorenzo, de 3 anos, na UBS. “Sempre venho logo no primeiro dia, pois se deixar para depois cai no esquecimento. Assim meu filho se mantém saudável”, destacou. Lorenzo tomou as duas vacinas, tanto a gotinha, como a injeção, que protege contra o sarampo.
A Secretaria da Saúde espera vacinar na cidade 30 mil crianças de 1 a 6 anos contra o sarampo e 19 mil crianças menores de 5 anos contra a paralisia, totalizando 95% da população nessa faixa etária. A segunda dose da vacina contra a poliomielite será aplicada a partir do dia 13 de agosto.
A DOENÇA
São Paulo não registra nenhum caso de paralisia infantil desde 1988. No entanto, como o vírus da poliomielite ainda circula em países da África e da Ásia, é fundamental que todas as crianças menores de 5 anos sejam imunizadas anualmente com as duas gotas da vacina Sabin.
A orientação é que a população esteja atenta aos sintomas do sarampo. Os principais são febre e manchas avermelhadas no corpo, acompanhados ou não de tosse, coriza e conjuntivite. Nesses casos, a recomendação é para que a pessoa procure imediatamente um posto de saúde e evite contato desnecessário com outras pessoas até que receba avaliação médica.
Fonte: Jornal de Limeira