Vereadores de Limeira aprovam empréstimo milionário
sexta-feira, 17 de dezembro de 2010A Câmara de Limeira aprovou ontem à noite, em sessão extraordinária, o projeto de lei complementar do prefeito Silvio Félix (PDT) que prevê empréstimo de 35 milhões de dólares com bancos internacionais. A proposta foi aprovada por 9 votos a 4 – foram contrários Ronei Martins (PT), Paulo Hadich (PSB), Ronei Martins (PT) e Raul Nilsen Filho (PMDB). Eliseu Daniel dos Santos (PDT) declarou que se pudesse votar a proposta – presidente não participa da votação -, ele também seria contra.
De acordo com o projeto, a verba será investida em obras de macrodrenagem e antienchentes. O prefeito Silvio Félix (PDT) já disse, semanas atrás, que o problema de alagamentos de Limeira chegaria ao fim com a realização dos investimentos.
Félix fez até uma reunião com comerciantes do Mercado Modelo para tratar do assunto – o estabelecimento fica em uma região da cidade que sofre constantes enchentes em dias de chuva forte.
O empréstimo teve parecer contrário da Comissão de Orçamento, Finanças e Contabilidade. Raul e Botion, que fazem parte da comissão, apontaram que o atual momento econômico é inoportuno para se abrir um crédito como este – isto por conta dos riscos aos cofres públicos que podem ser causados pela operação milionária.
Eles também citaram a instabilidade do dólar como outro fator de risco ao empréstimo, que será pago em parcelas que durarão quatro anos. A conta final será arcada pelo próximo prefeito.
Não foi divulgado pela prefeitura com qual banco internacional será efetuado o crédito. A operação deverá ser homologada pelo município nos primeiros meses de 2011.
Fonte: Jornal de Limeira